Semana da Consciência Negra
MPT-RJ reforça a importância do combate ao racismo na sociedade
A Lei 12.519, de 2011, instituiu o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra. Nos últimos anos, os movimentos negros ampliaram e fortaleceram as discussões em torno da importância do tema, realizando diversas atividades e campanhas durante todo o mês de novembro, transformando-o no período dedicado à Consciência Negra.
No mesmo sentido, o Ministério Público do Trabalho (MPT) vem atuando em inquéritos e Ações Civis Públicas sobre discriminação racial, a fim de identificar, punir e erradicar casos de discriminação racial no ambiente de trabalho. De 2015 a 2019, o MPT recebeu mais de 800 denúncias por discriminação em razão da origem, raça, cor ou etnia.
Por isso, na Semana da Consciência Negra, o MPT no Rio de Janeiro reforça a importância do combate ao racismo na sociedade visando conscientizar e informar a população sobre o tema.
De 18 a 22 de novembro o site do MPT-RJ destacará iniciativas desenvolvidas pela Instituição, em parceria com diversos órgãos públicos e a sociedade civil, na luta contra a discriminação racial. Indicará também casos emblemáticos que expuseram o racismo presente na sociedade, bem como sua atuação para punir e coibir atos discriminatórios, especialmente no ambiente de trabalho.
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj