• Procuradorias
  • Sede
  • Operação investiga denúncia de trabalho em condições análogas ao escravo em propriedades rurais de Rondônia

Operação investiga denúncia de trabalho em condições análogas ao escravo em propriedades rurais de Rondônia

Ação foi realizada durante dez dias e contou com a participação do MPT-RJ

Uma operação foi realizada em três municípios da Zona da Mata de Rondônia com o objetivo de investigar e combater a prática de supostas situações de trabalho em condições análogas ao escravo. A ação teve início no dia 29 de julho após denúncias anônimas e encerrou na última quinta-feira, 8 de agosto.

A operação foi deflagrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública da União (DPU) e Fiscalização do Trabalho. Foram fiscalizadas seis propriedades rurais de Cacoal, Espigão D’Oeste e Pimenta Bueno.

Segundo a PRF, foram lavrados diversos autos de infração pela Fiscalização do Trabalho em razão das irregularidades encontradas. Os estabelecimentos fiscalizados firmaram Termos de Ajustamento de Conduta perante o MPT e a DPU se comprometendo a regularizar a conduta, tendo sido fixadas indenizações por danos morais individuais e coletivos totalizando R$ 21 mil.

A procuradora do MPT no Rio de Janeiro, Juliane Mombelli, participou das inspeções e destacou que “a operação é mais uma atuação do grupo especial de fiscalização móvel, cujo papel é levar a ação fiscalizatória do Estado aos estabelecimentos mais distantes, estabelecendo condições dignas e decentes de trabalho a trabalhadores em situação de vulnerabilidade".

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial

Imprimir