• Procuradorias
  • PTM Itaguaí
  • Acordo celebrado entre o MPT-RJ e o Estaleiro Brasfels leva peça de teatro inclusiva à Angra dos Reis

Acordo celebrado entre o MPT-RJ e o Estaleiro Brasfels leva peça de teatro inclusiva à Angra dos Reis

Grupo “Os Inclusos e os Sisos” apresentou espetáculo teatral voltado à inclusão de pessoas com deficiência

No dia 30 de outubro a Escola de Gente – organização social de referência internacional em inclusão e acessibilidade – apresentou espetáculo teatral do grupo “Os Inclusos e os Sisos” no auditório do Iate Clube Aquidabã em Angra dos Reis.

O evento contou com a participação de mais de duzentas pessoas, dentre elas, empregados do Estaleiro Brasfels, empresas da região, integrantes da Pestalozzi, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, AANDEF, integrantes da sociedade civil, autoridades locais e pessoas com de deficiência.

O objetivo foi promover a reflexão da população para a necessidade de inclusão e acesso das pessoas com deficiência com a apresentação da peça, acompanhada da distribuição de materiais informativos. Em paralelo, foi realizado cadastro de pessoas com deficiência pela Brasfels.

A ação teve origem numa ação de execução de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ajuizada em fevereiro de 2018, pois o Estaleiro Brasfels descumpriu parcialmente a Lei 8.213/91, que obriga as empresas a preencherem seus quadros com pessoas com deficiência.

Houve a celebração de acordo entre o estaleiro e o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), por meio da Procuradoria do Trabalho no Município de Itaguaí, voltado à realização de um projeto não só para cumprir à cota, mas também para promover a verdadeira inclusão e acessibilidade necessárias ao desenvolvimento das pessoas e do trabalho.

Atuaram como parceiros a Escola de Gente, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Associação Pestalozzi de Angra dos Reis, AANDEF - Associação Angrense de Deficientes Físicos e o Iate Clube Aquidabã.

Para o procurador do MPT-RJ, Renato Silva Baptista, "A peça atingiu o seu objetivo, abordando com humor questões de preconceito e discriminação, com intérprete de libras, fones para audiodescrição, material de comunicação em braile, formatos digitais e visita tátil ao cenário."

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial  Instagram: @mpt.rj

Imprimir