• Procuradorias
  • PTM Itaguaí
  • Acordo celebrado entre o MPT-RJ e o Estaleiro Brasfels leva peça de teatro inclusiva à Angra dos Reis

MPT-RJ participa da formatura de mais uma turma de jovens do projeto Resgatando a Cidadania em Itaguaí

Adolescentes do curso de Torneiro Mecânico são da terceira turma formada pelo projeto

Uma cerimônia foi realizada nesta quarta-feira, 12 de dezembro, no auditório da Procuradoria do Trabalho no Município de Itaguaí, para celebrar a formação de 12 adolescentes da turma do curso de Torneiro Mecânico do SENAI. Os jovens são participantes do projeto Resgatando a Cidadania, iniciativa proveniente de um acordo judicial firmado entre Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), Município de Itaguaí e a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Itaguaí – Coduita.

Os Procuradores do MPT-RJ, Francisco Araújo e Renato Baptista, e a Promotora de Justiça, Fernanda Ottoni, com os formandos
Os Procuradores do MPT-RJ, Francisco Araújo e Renato Baptista, e a Promotora de Justiça, Fernanda Ottoni, com os formandos

O projeto Resgatando a Cidadania consiste na implantação de cursos profissionalizantes destinados a adolescentes residentes no município de Itaguaí, que estejam cumprindo medidas socioeducativas, em situação de risco e vulnerabilidade social e/ou sejam oriundos de famílias de baixa renda atendidas por programas assistenciais do governo.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e as Secretarias de Assistência Social e Educação do Município de Itaguaí são parceiros na execução do projeto, através da formação profissional, que teve início em fevereiro de 2018.

Procurador do MPT-RJ, Francisco Carlos da Silva Araújo, participa da entrega do diploma
Procurador do MPT-RJ, Francisco Carlos da Silva Araújo, participa da entrega do diploma

Os procuradores do MPT-RJ, Francisco Carlos da Silva Araújo e Renato Silva Baptista, representaram a instituição participando da formatura e da entrega dos diplomas.

Histórico

O procurador do MPT-RJ, Francisco Carlos da Silva Araújo, e a Promotora de Justiça, Fernanda Abreu Ottoni do Amaral, firmaram acordo judicial em 04 de outubro de 2017 com a empresa pública municipal Coduita e o Município de Itaguaí, no qual ficou definida a destinação de um total de R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais) para a realização do projeto Resgatando a Cidadania.

A iniciativa consiste na implantação de cursos profissionalizantes do sistema “S” (SENAI, SENAC e SESI), no prazo de dois anos a contar da assinatura do acordo, destinados aos adolescentes residentes no município de Itaguaí, e que estejam cumprindo medidas socioeducativas, em situação de risco e vulnerabilidade social e/ou oriundos de famílias de baixa renda atendidas por programas assistenciais do governo.

Segundo o Senai, os adolescentes já foram contratados pela Construtora Metropolitana como jovens aprendizes. Em 2019 serão oferecidos mais cursos profissionalizantes, assim como serão realizadas audiências públicas com as empresas da região para conhecerem o Projeto e o banco de currículos.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial

Imprimir