MPT-RJ participa do Circuito Dia D – Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS – em Resende
Nesta segunda-feira (08/07), a procuradora do Trabalho Juliana Gois marcou presença no Circuito Dia D - Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS. Desta vez, o evento, promovido pelo Instituto Rede Incluir, em parceria com o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) e outras instituições, contou com o apoio social do Cluster Automotivo Sul Fluminense e da FIRJAN e foi realizado no município de Resende.
Em sua fala, durante a mesa de abertura, a procuradora destacou a importância da iniciativa. “Acredito que o evento de hoje constroi essa ponte entre as pessoas com deficiência e as empresas, mas além disso, pode ser um ambiente de escuta para entendermos como essa vaga pode se tornar atrativa e, mais do que isso, como o local de trabalho pode se tornar, além de diverso, de fato acessível e inclusivo, e como não apenas as pessoas com deficiência ganham com empoderamento e autonomia, ao ingressar no mercado de trabalho, mas também as empresas ganham e enriquecem com um ambiente diverso.”.
O Circuito Dia D tem como objetivo principal a efetiva implementação da Lei Federal 8.213/19, que estabelece cotas de 2% a 5% para inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados no mercado de trabalho.
“Estamos diante de trabalhadores e trabalhadoras com deficiência e reabilitados que vão somar na construção de uma empresa plural. Para finalizar gostaria de citar a seguinte frase de Andrea Schwarz: ‘Diversidade é quando você tem um lugar à mesa. Inclusão é quando você pode falar. Pertencimento é quando você é ouvido.’”, concluiu a procuradora.
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 2517-6539 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br | prt1.mpt.mp.br