• Procuradorias
  • PTM Volta Redonda
  • MPT-RJ participa do Circuito Dia D – Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS – em Resende

MPT-RJ participa do Fórum Municipal em Resende sobre enfrentamento ao trabalho escravo e tráfico de pessoas

Iniciativa reafirma o compromisso do município com a proteção dos direitos humanos e a valorização do trabalho digno

A procuradora do Trabalho Juliana Gois, da Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Volta Redonda, representou o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) no Fórum Municipal de Resende sobre o enfrentamento ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas.

O evento, realizado ontem (28/11), foi organizado pelas áreas de saúde, vigilância e assistência social do município, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) local e reuniu profissionais de diversas áreas, como saúde, educação, assistência social e representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Durante o encontro, foi apresentado o fluxo municipal de atendimento às vítimas de trabalho escravo, uma importante ferramenta para a prevenção e erradicação do trabalho análogo à escravidão. A iniciativa estabelece diretrizes e ações coordenadas para acolher, proteger e encaminhar vítimas desse tipo de crime, reforçando o compromisso do município com a defesa dos direitos humanos e a dignidade do trabalho.

O pioneirismo de Resende na criação de um fluxo específico para atendimento às vítimas foi um dos pontos de destaque do evento. A atuação integrada entre as áreas de saúde, assistência social, educação e órgãos de fiscalização, como o Ministério Público do Trabalho (MPT), demonstra o potencial de articulação para enfrentar de forma eficaz problemas complexos, como o tráfico de pessoas e o trabalho escravo.

Também participaram da atividade a coordenadora do Núcleo Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e ao Trabalho Escravo da Superintendência de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro (NEPT-RJ), Júlia Kronemberger, e representantes da Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.

O Fórum Municipal reafirma o papel de Resende como referência na elaboração e implementação de políticas públicas voltadas à defesa de trabalhadores em situação de vulnerabilidade.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial

Imprimir