Projeto Trabalho Seguro nas Escolas premia alunos em Volta Redonda
Iniciativa envolveu 58 escolas da rede pública do município
Na última quinta-feira, 16 de maio, o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) participou da cerimônia de premiação do 1º Concurso de Cartazes Sobre Trabalho Seguro de Volta Redonda. O concurso é parte do projeto Trabalho Seguro nas Escolas que visa o fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, promovendo atividades de sensibilização na comunidade escolar.
A iniciativa, desenvolvida pelo MPT-RJ em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda, envolveu alunos do ensino fundamental e médio, de 58 escolas da rede pública do município. Os autores dos três melhores cartazes apresentados foram premiados com 1 tablet, modelo Samsung Galaxy Tab E.
Os tablets entregues na premiação são provenientes de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado pela Procuradoria do Trabalho no Município de Cabo Frio com a empresa Petrustech Oil & Gas Ltda. O acordo, fiscalizado pela procuradora do MPT-RJ e vice coordenadora regional da Coordenadoria de Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), Cirlene Zimmermann, estabeleceu como pagamento de indenização por dano moral coletivo a entrega de 30 tablets, que serão utilizados em premiações relativas a iniciativas semelhantes à ocorrida em Volta Redonda, a serem realizadas durante o ano.
A procuradora do MPT-RJ, Mayana Macedo, coordenadora regional da Codemat, esteve na cerimônia de premiação dos alunos e destacou a importância do projeto:
"O desenvolvimento desse tipo de projeto aproxima o Ministério Público do Trabalho da sociedade, além de trazer importante conscientização sobre a necessidade de se cumprir as normas de saúde e segurança do trabalho. Normas, aliás, imprescindíveis para garantir não apenas o direito à vida, mas também à saúde dos trabalhadores desse país. Os cartazes vencedores ficaram muito bons. Deixaram-me realmente orgulhosa porque demonstram um amadurecimento da sociedade em relação a esse assunto, pois não se ativeram apenas ao uso dos equipamentos de proteção individuais, mas, além de outros aspectos, abordaram as medidas coletivas de proteção".
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial