Projeto Trabalho Seguro nas Escolas premia alunos em Volta Redonda

Iniciativa envolveu 58 escolas da rede pública do município

Na última quinta-feira, 16 de maio, o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) participou da cerimônia de premiação do 1º Concurso de Cartazes Sobre Trabalho Seguro de Volta Redonda. O concurso é parte do projeto Trabalho Seguro nas Escolas que visa o fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, promovendo atividades de sensibilização na comunidade escolar.

A iniciativa, desenvolvida pelo MPT-RJ em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda, envolveu alunos do ensino fundamental e médio, de 58 escolas da rede pública do município. Os autores dos três melhores cartazes apresentados foram premiados com 1 tablet, modelo Samsung Galaxy Tab E.

Roberta Costa dos Santos, de 10 anos, da Escola Municipal Jesus Menino; Isabelle Mariano da Silva, 14 anos, da Escola Municipal Tocantins e Maicon Brendon de Souza Silva, 17 anos, do Colégio Getúlio Vargas, apresentam seus cartazes.
Roberta Costa dos Santos, de 10 anos, da Escola Municipal Jesus Menino; Isabelle Mariano da Silva, 14 anos, da Escola Municipal Tocantins e Maicon Brendon de Souza Silva, 17 anos, do Colégio Getúlio Vargas, apresentam seus cartazes.


Os tablets entregues na premiação são provenientes de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado pela Procuradoria do Trabalho no Município de Cabo Frio com a empresa Petrustech Oil & Gas Ltda. O acordo, fiscalizado pela procuradora do MPT-RJ e vice coordenadora regional da Coordenadoria de Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), Cirlene Zimmermann, estabeleceu como pagamento de indenização por dano moral coletivo a entrega de 30 tablets, que serão utilizados em premiações relativas a iniciativas semelhantes à ocorrida em Volta Redonda, a serem realizadas durante o ano.

A procuradora do MPT-RJ, Mayana Macedo, coordenadora regional da Codemat, esteve na cerimônia de premiação dos alunos e destacou a importância do projeto:

"O desenvolvimento desse tipo de projeto aproxima o Ministério Público do Trabalho da sociedade, além de trazer importante conscientização sobre a necessidade de se cumprir as normas de saúde e segurança do trabalho. Normas, aliás, imprescindíveis para garantir não apenas o direito à vida, mas também à saúde dos trabalhadores desse país. Os cartazes vencedores ficaram muito bons. Deixaram-me realmente orgulhosa porque demonstram um amadurecimento da sociedade em relação a esse assunto, pois não se ativeram apenas ao uso dos equipamentos de proteção individuais, mas, além de outros aspectos, abordaram as medidas coletivas de proteção".

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial

 

Imprimir