Parceria entre MPT-RJ e TransGarçonne rende capítulo em livro

“Extensão e Ensino: aprendizagem na Gastronomia” é o quarto volume de uma coleção que foca em ações de extensão universitária

Organizado pelos professores Breno de Paula Andrade Cruz (UFRJ) e Paulo Henrique Machado Sousa (UFC), o livro “Extensão e Ensino: aprendizagem na Gastronomia” conta com colaboração do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) no capítulo “TransGarçonne e MPT-RJ: uma parceria em prol do trabalho digno para a população trans e travesti”.

Nele, os procuradores do MPT-RJ, Artur de Azambuja Rodrigues e Daniela Ribeiro Mendes, atuam junto aos coordenadores da TransGarçonne, Breno de Paula Andrade Cruz e Renato Augusto da Silva Monteiro, apresentando detalhes da parceria com o Projeto Transgarçonne, políticas e diretrizes da iniciativa, bem como a colaboração do MPT-RJ em potencializá-las.

Imagem de divulgação.
Imagem de divulgação.

Distribuído pela editora CRV, o volume desta coleção se divide em duas abordagens: a primeira focada em dados e possíveis soluções para a seguridade envolvendo pessoas transexuais e travestis; a segunda, pautada nas problemáticas associadas ao ensino da gastronomia, assim como todo o cabedal sustentável, interdisciplinar e benéfico que a compete.

O livro está disponível para venda no site da Editora CRV.

Projeto Transgarçonne

Criado em 2020, o TransGarçonne é um curso de extensão universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que tem como objetivo qualificar profissionalmente pessoas trans para atuar no mercado de trabalho formal. O foco do projeto, que concede certificado aos participantes, se volta para o mercado gastronômico – mais especificamente no setor de hospitalidade – por meio de oficinas que lecionam sobre empregabilidade, responsabilidade social corporativa, gestão de mídias sociais, inovação e atendimento em bares e restaurantes e outros assuntos.

Em junho deste ano, o MPT-RJ participou da capacitação “TransGarçonne – inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho”. O curso, totalmente online e com certificado emitido pela UFRJ, contou com cinco módulos, sendo um deles exclusivo para apresentar a experiência do MPT-RJ com o projeto Cozinha e Voz.

O Cozinha e Voz é uma iniciativa nacional que oferece capacitação técnica em auxiliar de cozinha, oficinas de culinária, música, dança, poesia e palestras sobre saúde, racismo, discriminação e violência. O programa segue em curso desde 2017 e se tornou referência na promoção dos direitos humanos, além de conscientizar, combater o desemprego e mitigar a exclusão socioeconômica de uma parcela da população historicamente alijada do mercado de trabalho formal.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

Imprimir