MPT-RJ realiza live para o treinamento das CIPAs Escolares do projeto Segurança e Saúde nas Escolas
Evento foi transmitido no canal oficial do MPT-RJ no Youtube e contou com convidados especializados
Na última quarta-feira (10), o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPT-RJ) realizou uma live com o tema “Segurança e Saúde nas Escolas” com o propósito de incentivar a criação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Doenças nas Escolas - CIPAs Escolares e promover o treinamento dos(as) cipeiros(as).
O evento contou com a apresentação/mediação da procuradora do MPT-RJ e Coordenadora da Campanha Nacional do MPT “Segurança e Saúde nas Escolas”, Cirlene Luiza Zimmermann, que destacou que “O Ministério Público do Trabalho acredita que em matéria de segurança e de saúde no trabalho, a melhor estratégia de atuação é a prevenção e o melhor caminho para implementar a cultura da prevenção é a educação, motivo pelo qual o MPT está atuando na efetiva implementação da Lei Federal nº 12.645/2012, que instituiu o dia 10 de outubro como o Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas, e na inclusão do tema nos projetos pedagógicos das escolas públicas e privadas”.
A live teve como convidado especial o Sr. Orlandinho dos Santos, técnico de segurança do trabalho e idealizador do projeto CIPAs nas Escolas. “Eu quero fazer o Brasil ser conhecido como o país em que o ensino da prevenção de acidentes começa na escola”, enfatizou o Sr. Orlandino.
Houve também presença do procurador-chefe do MPT-RJ, João Batista Berthier, que iniciou a transmissão citando a importância de ampliar o alcance do projeto. Como palestrantes, o evento contou com a participação do auditor fiscal do Trabalho, Luiz Carlos Lumbreras, a médica do trabalho e psiquiatra, Maria Christina Rodrigues Menezes, e o engenheiro de Segurança do Trabalho, Thomaz de Castro Doro.
O auditor fiscal do Trabalho, Luiz Lumbreras, falou sobre a importância da criação das CIPAs Escolares, como deve ser a implementação do projeto, a atuação dos(as) cipeiros(as) e a elaboração dos planos de ação. A médica do trabalho e psiquiatra, Dra. Maria Christina Menezes, compartilhou seus conhecimentos acerca do tema e explicou as normas regulamentadoras, apresentou dados estatísticos sobre doenças e óbitos que aconteceram no ambiente de trabalho nos últimos anos e também especificou quais cuidados devem ser tomados a fim de assegurar um ambiente saudável nas escolas e no trabalho.
Na sequência, o engenheiro de Segurança do Trabalho, Thomaz de Castro Doro, discursou sobre como reconhecer e mapear riscos, evitar/prevenir acidentes e esclareceu, com exemplos reais, quais métodos devem ser utilizados no objetivo de conservar um ambiente seguro, independentemente do âmbito (trabalho, escola, casa etc). Em seguida, foram respondidas algumas perguntas do público que acompanhava o evento online.
A campanha de incentivo à criação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Doenças nas Escolas no estado do Rio de Janeiro tem por objetivo incrementar o número de instituições de ensino com a CIPA Escolar instituída, formada por alunos(as) e trabalhadores(as), que atuarão de forma contínua e consistente em ações de conscientização e prevenção de acidentes e doenças no ambiente das escolas e no trabalho.
Para as Secretarias de Educação dos Municípios e Estado do Rio de Janeiro interessadas no projeto, as inscrições foram prorrogadas até o dia 16 de novembro de 2021.
A transmissão está disponível no canal oficial do MPT-RJ no Youtube.
Acesse abaixo todos os materiais apresentados na live:
IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA E SAÚDE NAS ESCOLAS E NO TRABALHO - AFT LUMBRERAS
SAÚDE NAS ESCOLAS E NO TRABALHO - DRA. MARIA CHRISTINA
SEGURANÇA NAS ESCOLAS E NO TRABALHO - ENGENHEIRO THOMAZ DORO
PROTÓTIPO DE INSPEÇÕES DE SAÚDE E SEGURANÇA NAS ESCOLAS
Siga a página do projeto no Instagram: https://link.mpt.mp.br/SJgivuw
E acesse os materiais de apoio no Linktree: https://linktr.ee/sstnasescolas.mpt
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj