MPT-RJ divulga os vencedores da campanha CIPA nas escolas

Projeto tem o intuito de incentivar a criação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Doenças nas Escolas

Com grande adesão ao projeto por parte de municípios do Rio de Janeiro, o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) divulga os resultados da campanha de incentivo para criação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Doenças nas Escolas - CIPA Escolar, que integra as atividades de implementação da Lei Federal nº 12.645/2012, que instituiu o dia 10 de outubro como o Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas.

A campanha tem por objetivo incrementar o número de instituições de ensino com a CIPA Escolar instituída, formada por alunos(as) e trabalhadores(as), que atuarão de forma contínua e consistente em ações de conscientização e prevenção de acidentes e doenças nos ambientes das escolas.

Ao todo, 68 escolas de 9 (nove) Municípios aderiram ao projeto que contou com um total de 28.500 alunos(as), 3.500 trabalhadores(as) e 460 cipeiros(as) engajados(as). O município de Piraí conquistou o primeiro lugar da campanha. O município pertencente ao Vale do Paraíba Fluminense contou com 95% de adesão em suas escolas. Das 20 escolas sob sua gestão, 19 implementaram a CIPA Escolar durante o período da campanha.

Alunos no projeto em Piraí
Alunos no projeto em Piraí

Dia de treinamento da CIPA Escolar em Piraí
Dia de treinamento da CIPA Escolar em Piraí

Em segundo lugar, ficou o município de São Francisco de Itabapoana no qual houve 31,25% de adesão por parte da totalidade de escolas da cidade, foram 15 escolas de 48 possíveis. Fechando o “pódio”, está presente o município de São João de Meriti, onde houve 20% de adesão à campanha, com 13 escolas de um total de 65.

Alunos com quadrinhos do MPT em São Francisco de Itabapoana
Alunos com quadrinhos do MPT em São Francisco de Itabapoana

Também estão incluídos na tabela de vencedores os municípios de Valença, com 8% de adesão, 3 escolas em 38 possíveis. O município de Itaguaí, com 4 escolas com CIPAs Escolares implementadas de 62 escolas disponíveis, representando 6,45%. O município de Nova Iguaçu, que contou com adesão de 6,3% das suas escolas, foram 9 de um total de 143. E por fim, o município de Nova Friburgo, com 3 escolas filiadas ao projeto de 122 possíveis, 2,46% no total. Na campanha houve também participação dos municípios de Quatis e Niterói, com uma escola cada.

Mural do projeto em Nova Iguaçu
Mural do projeto em Nova Iguaçu

Eleição da CIPA Escolar em Quatis
Eleição da CIPA Escolar em Quatis

A procuradora do MPT-RJ e Coordenadora da Campanha Nacional do MPT “Segurança e Saúde nas Escolas”, Cirlene Luiza Zimmermann, destaca que “o Ministério Público do Trabalho acredita que em matéria de segurança e de saúde no trabalho, a melhor estratégia de atuação é a prevenção e o melhor caminho para implementar a cultura da prevenção é a educação, motivo pelo qual o MPT-RJ agradece o engajamento das Secretarias de Educação e convida a todas para incluir o tema nos projetos pedagógicos das escolas e ampliar as ações do projeto nos próximos anos”.

Os Municípios vencedores da campanha serão premiados com troféus, tablets, camisetas e canetas do projeto Segurança e Saúde nas Escolas e revistas MPT em Quadrinhos Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas. Os prêmios da Campanha foram custeados por multas de Termos de Ajuste de Conduta (TAC) firmados pelo Ministério Público do Trabalho.

Ranking de municípios vencedores:
1º Piraí
2º São Francisco de Itabapoana
3º São João de Meriti
4º Valença
5º Itaguaí
6 º Nova Iguaçu
7º Nova Friburgo

Confira a apresentação com todos os vencedores e algumas imagens da implementação do projeto e o Regulamento da Campanha:

Regulamento da campanha
Apresentação com os vencedores

Siga a página do projeto no Instagram: https://www.instagram.com/seguranca_e_saude_nas_escolas/?hl=pt

E acesse os materiais de apoio no Linktree: https://linktr.ee/sstnasescolas.mpt

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

Imprimir