Aluno de escola em São Pedro da Aldeia fica em 3º lugar na categoria “Música” do Prêmio MPT na Escola 2021

Dharlan Guilherme dos Santos concorreu ao prêmio por sua música “A história de João”

Na última terça-feira (7), foram divulgados os vencedores do Prêmio MPT na Escola. Dharlan Guilherme dos Santos, estudante do 5º ano da Escola Municipal Rubem Arruda, localizada em São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, ficou com o terceiro lugar na categoria “Música”. Ele disputava a competição com a sua composição “A vida de João”. A solenidade ocorreu de forma virtual e contou com a participação de todos os finalistas das quatro categorias (conto, desenho, música e poesia) e seus respectivos tutores.

Dharlan era finalista do grupo 1, formado por alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental (os alunos do grupo 2 estavam entre o 6º e 7º ano). Para conquistar acesso à etapa nacional, Dharlan venceu a fase estadual da competição, que foi divulgada no início de setembro. O aluno disputou o título de sua categoria com diversos outros estudantes e foi orientado pela professora responsável, Mirian Gomes Soares, que também foi premiada.

Na etapa nacional, ele concorria com Sophia Maria Barbosa Sales, do município de Jaguaruana, no Ceará, que ficou com a segunda colocação, e com a dupla Sarah Rodrigues Barreto e Samuel Palharim Alves de Araújo, do município de Assis Chateaubriand, no Paraná, que foram eleitos vencedores. Os trabalhos do grupo 1 deviam abordar, obrigatoriamente, assuntos em relação ao trabalho infantil, enquanto os do grupo 2 deviam tratar sobre a profissionalização do adolescente.

A transmissão completa da premiação está disponível no canal TVMPT, no Youtube: https://youtu.be/EYzEU6E-arw

Prêmio MPT na Escola
O Prêmio MPT na Escola consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos(as) alunos(as) das escolas públicas que participam do Projeto MPT na Escola em todo o território nacional.

Em 2021, a premiação contou com a participação de 14 regionais e segundo a gerente nacional do projeto, Luísa Carvalho Rodrigues, participaram desta edição mais de 500 mil estudantes e cerca de 50 mil educadoras e educadores de 5 mil escolas localizadas em cerca de 300 municípios.

O MPT na Escola 2021 é uma iniciativa do Projeto Resgate à Infância – Eixo Educação, que faz parte da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT.

O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador; reconhecer e divulgar os melhores trabalhos produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos (as) educadores(as) envolvidos(as) nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

Imprimir