MPT-RJ e outras entidades visitam cursos de aprendizagem com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas
Na última segunda-feira, 22, o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) esteve na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Firjan), de Vicente de Carvalho, para visitar adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas/Degase que frequentam cursos no local.
A procuradora Regional do Trabalho, Dulce Martini Torzecki, a promotora de Justiça, Fernanda Torres Sodré, e o Defensor Público, Rodrigo Azambuja, integrantes da Comissão Interinstitucional do Estado do Rio de Janeiro para a Aprendizagem (CIERJA), foram recebidos pela Coordenadora Operacional de Educação Profissional da unidade, Danila Braga Carvalho.
Na ocasião, a equipe do Senai fez uma exposição sobre a situação destes alunos, que atualmente são aprendizes nas áreas de instalador elétrico ou pedreiro, além de mostrar parte das instalações da unidade, incluindo ginásio e piscina olímpica.
Criada em novembro de 2016, através de uma articulação interinstitucional entre Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, MPT-RJ, Superintendência Regional do Trabalho no Rio de Janeiro e outros órgãos, a CIERJA tem por objetivo estimular e monitorar o processo de contratação e aprendizagem de adolescentes infratores ou acolhidos. “Essa articulação atua tanto junto às empresas, visando à contratação, como junto ao Degase e ou Secretaria Municipal de Assistência Social, para entregar formação profissional a esse público específico”, afirma a procuradora.
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj