Afro Presença chega a sua 3ª edição com evento on-line e gratuito

Objetivo é trazer representatividade, oportunidades e conhecimento para os jovens negros de todo o país.

Brasília (DF) - Com coordenação do Ministério Público do Trabalho, realização da startup Negras Plurais e produção do Labfantasma, o evento on-line e gratuito Afro Presença busca trazer representatividade, oportunidades e conhecimento para os jovens negros de todo o país. Nesta terceira edição, o Afro Presença traz como tema: Plantando sementes, criando raízes.

Durante os dias 15 e 16 de setembro, o evento proporcionará mesas de debates, oficinas, capacitações e oportunidades para impulsionar a carreira dos participantes. Promovido pelo Ministério Público do Trabalho, o movimento Afro Presença surgiu através do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros Universitários no Mercado de Trabalho com o objetivo prevenir e combater a discriminação racial nas relações de trabalho e valorizar a diversidade racial nos espaços empresariais, de modo a reduzir as desigualdades raciais no campo econômico e, consequentemente no social, político e cultural.

Realizado por sua Coordenação Colegiada que é composta pelas Coordenação Geral do Ministério Público do Trabalho; Coordenação Acadêmica da PUC/SP, FMU, UFBA e FECAPI; Coordenação dos Movimentos Negros do Movimento Negro Unificado-MNU, Uneafro, Educafro, Unegro e Geledés; Coordenação dos Organismos Internacionais da ONU Mulheres, Rede Pacto Global/ONU e Organização Internacional do Trabalho-OIT; Coordenação de Gestão de Pessoas do CIEE, CIA de Talentos, 99Jobs, Empregue Afro, Empodera, IBDR, Nube e Gestão Kairos, o evento tem o objetivo conjunto de plantar sementes e semear novos futuros, de democratizar o acesso e a participação de jovens negros, profissionais e estudantes de todo o país através do fortalecimento de suas raízes com conhecimento e experiências compartilhadas por grandes profissionais.

“O Afro Presença busca conscientizar a sociedade sobre a importância do enfrentamento ao racismo, capacitar e incluir jovens negras e negros universitários no mercado de trabalho “ , reforça Valdirene Assis, procuradora do Trabalho do MPT-SP. “Vamos juntos, semear conhecimento e buscar cada vez mais espaço para propagar e reforçar a importância da presença negra nas faculdades, nas empresas e nos cargos de liderança. “ fala Caroline Moreira, Head do evento.

Parceiras importantíssimas do Afro Presença, as empresas patrocinadoras e vitrines de oportunidades estarão entrevistando e encaminhando candidatos inscritos no evento para processos de seleção para vagas nas suas empresas. Esse apoio e compromisso de oportunidade de trabalho são fundamentais em termos de representatividade e redução das desigualdades raciais. Nessa terceira edição, o evento conta com as parcerias do Bradesco, Coca-Cola, Colgate, Mover, Itaú, JP Morgan, Natura, Santander, Tim, Unilever, Vale e Vivo.

Roger Cipó, Ana Minuto, Egnalda Cortes, Karol Pelissioni, Molina Indígena, Pagu, Allan (movimento Blackmoney), Jaqueline Goes estão entre os palestrantes das 16 mesas dessa edição que discutirão questões como a importância da diversidade nos meios de comunicação, novos formatos de mercados para jovens negros, o papel das tecnologias na inclusão de jovens negros, a impostância das diversidades estéticas para a sociedade, entre outras pautas também muito relevantes. As oficinas e capacitações tratarão conteúdos de carreira e empreendedorismo,transformação digital, ocupação de espaços e os desafios de estar em ambientes embranquecidos, representatividade no cenário político impactando a autoestima e empoderamento dos profissionais negros e muito mais . A apresentadora e jornalista Alinne Prado e a criadora de conteúdo digital Sueide Kinte já estão confirmadas como mestres de cerimônias dessa terceira edição.

Inscrições e mais informações através do link: https://afropresenca.com.br/cadastro-afro-presenca-2022//

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

Imprimir