MPT-RJ participa de Feira de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e Reabilitados do INSS
Circuito Dia D é uma iniciativa do Instituto Rede Incluir
Na última quarta-feira, 14 de setembro, o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) participou do “Circuito dia D - Feira de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e Reabilitados do INSS”. A iniciativa foi promovida pelo Instituto Rede Incluir, organização sem fins lucrativos, em parceria com o MPT-RJ, Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) e Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE).
O evento, realizado no prédio-sede do TRT/RJ, contou com mais de dez empresas de vários segmentos que ofereceram oportunidades em diversas áreas. Foram mais de 370 vagas dedicadas exclusivamente a pessoas com deficiência e reabilitados do INSS.
A Desembargadora Presidente do Tribunal do Regional do Trabalho da 1ª Região, Edith Tourinho, fez a abertura oficial do evento. Representando o MPT-RJ, a Coordenadora Regional da Coordenadoria de Combate à Discriminação e Promoção da Igualdade (Coordigualdade), procuradora Fernanda Barbosa Diniz, falou sobre a importância dessa iniciativa: “O Dia D é um evento central na afirmação da pessoa com deficiência como sujeito de direitos, especialmente na inserção no mercado de trabalho. É dia e lugar para pensarmos sobre estigmas e preconceitos tão em voga, que culminam na exclusão de milhares de pessoas do mercado de trabalho.”
Entenda
O Circuito Dia D tem o objetivo de viabilizar o ingresso de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho. Desempregado há 6 meses, Anderson Gonçalves espera conseguir uma vaga de emprego com a ajuda do evento. “Acho esse evento importante, porque o mercado está muito difícil, estou botando vários currículos e não consigo nada. Tenho ensino médio completo, mas tenho qualificações porque sempre trabalhei. Tenho 22 anos de amputado, desde que perdi minha perna eu trabalho, agora está mais difícil, já foi mais fácil conseguir emprego, depois da pandemia ficou muito mais complicado, espero conseguir uma boa oportunidade hoje.”
Para a Presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT/RJ , desembargadora Alba Valéria Guedes Fernandes da Silva, o evento possibilita a união de diversas instituições pela mesma causa e tem o objetivo de tornar o Tribunal mais acessível: “Eu, na condição de presidente da comissão, comecei a enxergar situações que eu não via, comecei a ter um outro olhar para essa questão, é importante que o Tribunal conscientize as pessoas e as empresas de que não é fácil essa tarefa de fazer valer a inclusão e o direito à acessibilidade, é difícil mas não é impossível, que cada cidadão pode contribuir para isso. Então, por isso, essas instituições como a Rede Incluir, esses projetos que eles fazem, eles visam resolver essas dificuldades e esses problemas para que a Constituição de fato faça valer a garantia que é a acessibilidade e a inclusão da pessoa com deficiência.”
A Feira de Empregabilidade, ocorreu das 9:30 às 15h e teve a participação de mais de 350 pessoas. Para Antoniel Bastos, presidente do Instituto Rede Incluir, o Circuito Dia D, vem crescendo em números e em contratações: “O Circuito Dia D, é um evento que vai além das contratações, ele traz a cultura representativa das pessoas com deficiência que são reprimidas em apresentarem suas habilidades artísticas nos palcos culturais do nosso Estado e municípios, gera informações de empatia na vida dos cidadãos, além de gerar transformação social e renda. O evento vem crescendo em números e em contratações e, em breve, estaremos no calendário oficial do Estado e na cidade do Rio de Janeiro, como um evento transformador na vida das “PcDs”.
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj