Rio de Janeiro registrou 38,4 mil acidentes de trabalho em 2022 e ocupa o 6º lugar no ranking nacional de notificações
Dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho
O Estado do Rio de Janeiro registrou quase 38,4 mil notificações de acidentes de trabalho em 2022, ocupando o 6º lugar no ranking nacional de notificações. Desse total, 49% dos acidentes foram registrados na capital (18,7 mil). Em comparação ao ano anterior houve um aumento de quase 6 mil acidentes, representando uma diferença de 18,3%. Estima-se que, somente em 2022, cerca de 7,8 mil acidentes não foram notificados no Estado.
Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido no âmbito da Iniciativa SmartLab de Trabalho Decente, coordenada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Brasil. As informações se baseiam em comunicações de acidentes de trabalho (CAT) ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A atualização do Observatório foi lançada na quarta-feira (29), durante evento online, e faz parte das atividades do Abril Verde, que destaca a importância da adoção de medidas de prevenção dos acidentes e das doenças relacionadas ao trabalho.
No Brasil, foram registrados 612,9 mil acidentes de trabalho em 2022, com 2.538 óbitos de pessoas com carteira assinada. Foram concedidos 149 mil benefícios previdenciários decorrentes de doenças ou acidentes de trabalho no emprego formal em 2022. No Estado do Rio, foram 9,5 mil concessões de benefícios acidentários em 2022.
Os setores econômicos com maior número de notificações de acidentes de trabalho no Estado do Rio em 2022 foram: atividades de atendimento hospitalar (3 mil); comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados e supermercados (1,5 mil); atividades de associações de defesa de direitos sociais (1,3 mil); administração pública em geral (884); e restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (875).
A ocupação mais frequentemente citada no Estado em notificações de acidentes de trabalho no último ano – considerando universo de trabalhadores com vínculo de emprego – foi técnico de enfermagem (2.7mil). Em seguida, aparecem faxineiro (1.6 mil); alimentador de linha de produção (746); enfermeiro (709); servente de obras (672); entre outras ocupações.
Os municípios do Rio com maior número de notificações em 2022, depois da Capital, foram: Duque de Caxias (1,8 mil); Niterói (1,6 mil); São Gonçalo (1,5 mil); e Macaé (1,4 mil).
O Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, que completa em abril 7 anos de existência, é um dos cinco observatórios da iniciativa SmartLab de Trabalho Decente, um laboratório multidisciplinar de gestão do conhecimento com foco na promoção do trabalho decente no Brasil e a colaboração de diversos atores, entes e organizações governamentais e da sociedade civil.
Os dados do Observatório fortalecem a agenda da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT), que em 2023 tem como foco a Segurança e Saúde no Trabalho e os riscos psicossociais no trabalho. A CANPAT, que existe desde 1971, envolve um conjunto de ações de promoção de uma cultura de prevenção em matéria de segurança e saúde no trabalho.
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj