Procurador-geral do Trabalho visita MPT-RJ e MPRJ
O procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos, esteve ontem (27/04) nas sedes do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).
A visita ao MPRJ ocorreu durante a manhã e teve como objetivo estreitar as relações entre as instituições. O PGT foi recebido pelo procurador-geral de Justiça, Luciano Oliveira Mattos de Souza, e pelo chefe de gabinete do PGJ/MPRJ, promotor de Justiça David Francisco de Faria.
Também acompanharam o encontro o conselheiro secretário do Conselho Superior do MPT, Fábio Leal Cardoso; o vice-procurador-chefe do MPT-RJ e secretário de Segurança Institucional, Fabio Goulart Villela; a procuradora Regional do Trabalho e chefe de gabinete do PGT, Ana Claudia Rodrigues Bandeira Monteiro; e o procurador do Trabalho e secretário de relações institucionais do MPT, Rafael Dias Marques.
O PGT falou sobre a importância da atuação em conjunto das instituições, destacando o combate ao trabalho escravo: “O trabalho escravo não será combatido apenas de forma repressiva, vai ter que haver sim uma articulação, uma forma de prevenção, até mesmo pedagogicamente falando, chamando o governo do Estado para participar de ações afirmativas. Então antes de reprimir, o Ministério Público tem a preocupação, não só o MPT, mas todo o Ministério Público nacional de trazer atos e situações que promovam a dignidade do cidadão brasileiro, entre eles os trabalhadores, então nós viemos aqui realmente para fazer esse diálogo social, o mais importante é que as instituições trabalhem juntas”.
Agradecido pela visita, o procurador-geral de Justiça, Luciano Oliveira Mattos, declarou que “é extremamente relevante essa parceria, esse diálogo institucional, de uma atuação integrada, dos ramos do Ministério Público, das várias vertentes da nossa atuação, então isso cada vez mais se fortalece. A presença do MPT aqui é uma demonstração disso, de que cada vez mais devemos trabalhar em parceria”.
Na parte da tarde, o PGT participou da reunião do colégio de procuradores do MPT-RJ. Durante o encontro, foram apresentadas fotos das obras do bloco A do Edifício Darcy Vargas, prédio que abrigará a futura sede do MPT-RJ. Também foram discutidos assuntos de interesse institucional.
Na abertura da reunião, o procurador-geral do Trabalho salientou as conquistas e melhorias positivas do ano de gestão e agradeceu a colaboração e o auxílio de todos os membros, membras, servidores e servidoras. "O papel do MPT ganhou muito destaque com a atuação de todos os procuradores e procuradoras do país. São atuações diversas, representadas inclusive pelas nossas coordenadorias temáticas. Tudo isso representa um ganho muito grande, pois nós trabalhamos transformando vidas, preservando os direitos fundamentais de cada trabalhador. A visita é importante também para conhecer essas realidades e agora mais do que nunca com o enfrentamento atual do MPT em relação ao trabalho escravo contemporâneo, pois precisamos buscar apoio de outros órgãos, propondo ações articuladas e conjuntas, fazendo que exista uma ação afirmativa", declarou.
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj