Cristo Redentor é iluminado em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho

Iniciativa marcou o encerramento da campanha nacional Abril Verde

No Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, 28 de abril, o monumento ao Cristo Redentor recebeu uma iluminação especial na cor verde. A iniciativa, fruto de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), a Arquidiocese do Rio de Janeiro e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, teve como objetivo reforçar as ações do “Abril Verde”, mês de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Foto: Ascom/MPT-RJ
Foto: Ascom/MPT-RJ

O evento contou com a presença do procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos; do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e coordenador nacional do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro; do vice-procurador-chefe do MPT-RJ e secretário de Segurança Institucional, Fabio Goulart Villela; e do vice-presidente do TRT/RJ e gestor de 2º grau do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, Roque Lucarelli Dattoli.

O procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos, destacou que o evento tem também o objetivo de “conscientizar que o meio ambiente de trabalho seguro e sadio demanda especial atenção à saúde mental dos nossos trabalhadores e trabalhadoras e também de todo empresariado brasileiro”. Finalizou ressaltando que a data deve ser relembrada diariamente: “Que a segurança do trabalho seja não apenas comemorada no mês de abril, não apenas na estação da primavera, mas em todos os momentos, em todos os dias de nossas vidas”.

Foto: Ascom/MPT-RJ
Foto: Ascom/MPT-RJ

Também participaram da solenidade a procuradora do MPT-RJ e coordenadora da CODEMAT Regional, Juliane Mombelli; o procurador regional do Trabalho e presidente da Associação Nacional dos procuradores e das procuradoras do Trabalho (ANPT), José Antonio Vieira de Freitas Filho; a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde, Maria Juliana Correa; o vice-presidente da Fiocruz, Hermano Albuquerque de Castro; e diversas autoridades mobilizadas pela conscientização sobre a importância em prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

A cerimônia foi transmitida ao vivo e está disponível no canal MPT-RJ, no Youtube. Confira todas as fotos da iluminação aqui.

Números

Anualmente, segundo estimativas globais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a economia perde cerca de 4% do Produto Interno Bruto em razão de doenças e acidentes relacionados ao trabalho, o que, além das perdas humanas, destaca a perda de produtividade provocada por ambientes de trabalho inseguros ou insalubres. A Agenda 2030, do Desenvolvimento Sustentável, em sua meta 8.8, destaca a necessidade de promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores.

Conforme dados disponíveis no Observatório de Saúde e Segurança do MPT, no período de 2012 a 2022, o país gastou com afastamentos acidentários o montante de R$140.196.034.374,00. O valor não abrange custos de natureza administrativa, judiciais e despesas para o sistema de saúde, além de perdas pessoais e familiares. Ocorreram 6.945.706 acidentes de trabalho, o que representa um caso a cada 51 segundos; 26.136 mortes decorrentes de acidente de trabalho (1 morte a cada 3h47m3s); e aponta para 473.082.548 dias de trabalho perdidos com afastamentos acidentários.

*Dados atualizados em 18 de abril de 2023, às 20h00

Outras ações

Ao longo do mês de abril, diversos monumentos públicos foram iluminados em todo país. No Rio de Janeiro, a Petrobras, a Basílica Nossa Senhora da Penha, o Museu da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e a Fiocruz iluminaram seus edifícios aderindo à mobilização.

A sede do MPT-RJ também recebeu a iluminação especial.

Foto: Ascom/MPT-RJ
Foto: Ascom/MPT-RJ

No dia 11 de abril, o núcleo Regional da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat) promoveu uma audiência coletiva para levantar debates no âmbito dos projetos nacionais "Fortalecimento da Saúde do Trabalhador no SUS" e "Promoção da Regularidade das Notificações de Acidentes do Trabalho". O evento, realizado no auditório do edifício anexo do MPT-RJ, abordou temáticas como o processo de inspeção e fiscalização no ambiente laboral, a importância do sistema de notificação compulsória dos agravos à saúde relacionados com o trabalho, a responsabilidade multidisciplinar nos âmbitos municipal e estadual, entre outros.

A live inaugural do Ciclo de Debates Cejur/Estágio de 2023 também teve o tema “Meio ambiente do trabalho”. O evento, realizado no dia 20 de abril e transmitido ao vivo no canal MPT-RJ, no Youtube, contou com palestras do ministro do TST, Alberto Bastos Balazeiro; e do procurador do Trabalho e vice-coordenador da CODEMAT Nacional, Luciano Lima Leivas. A mediação foi realizada pela procuradora do Trabalho e coordenadora da CODEMAT Regional, Juliane Mombelli.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial

 

Imprimir