Cristo Redentor é iluminado em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho
Iniciativa marcou o encerramento da campanha nacional Abril Verde
No Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, 28 de abril, o monumento ao Cristo Redentor recebeu uma iluminação especial na cor verde. A iniciativa, fruto de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), a Arquidiocese do Rio de Janeiro e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, teve como objetivo reforçar as ações do “Abril Verde”, mês de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
O evento contou com a presença do procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos; do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e coordenador nacional do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro; do vice-procurador-chefe do MPT-RJ e secretário de Segurança Institucional, Fabio Goulart Villela; e do vice-presidente do TRT/RJ e gestor de 2º grau do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, Roque Lucarelli Dattoli.
O procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos, destacou que o evento tem também o objetivo de “conscientizar que o meio ambiente de trabalho seguro e sadio demanda especial atenção à saúde mental dos nossos trabalhadores e trabalhadoras e também de todo empresariado brasileiro”. Finalizou ressaltando que a data deve ser relembrada diariamente: “Que a segurança do trabalho seja não apenas comemorada no mês de abril, não apenas na estação da primavera, mas em todos os momentos, em todos os dias de nossas vidas”.
Também participaram da solenidade a procuradora do MPT-RJ e coordenadora da CODEMAT Regional, Juliane Mombelli; o procurador regional do Trabalho e presidente da Associação Nacional dos procuradores e das procuradoras do Trabalho (ANPT), José Antonio Vieira de Freitas Filho; a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde, Maria Juliana Correa; o vice-presidente da Fiocruz, Hermano Albuquerque de Castro; e diversas autoridades mobilizadas pela conscientização sobre a importância em prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
A cerimônia foi transmitida ao vivo e está disponível no canal MPT-RJ, no Youtube. Confira todas as fotos da iluminação aqui.
Números
Anualmente, segundo estimativas globais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a economia perde cerca de 4% do Produto Interno Bruto em razão de doenças e acidentes relacionados ao trabalho, o que, além das perdas humanas, destaca a perda de produtividade provocada por ambientes de trabalho inseguros ou insalubres. A Agenda 2030, do Desenvolvimento Sustentável, em sua meta 8.8, destaca a necessidade de promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores.
Conforme dados disponíveis no Observatório de Saúde e Segurança do MPT, no período de 2012 a 2022, o país gastou com afastamentos acidentários o montante de R$140.196.034.374,00. O valor não abrange custos de natureza administrativa, judiciais e despesas para o sistema de saúde, além de perdas pessoais e familiares. Ocorreram 6.945.706 acidentes de trabalho, o que representa um caso a cada 51 segundos; 26.136 mortes decorrentes de acidente de trabalho (1 morte a cada 3h47m3s); e aponta para 473.082.548 dias de trabalho perdidos com afastamentos acidentários.
*Dados atualizados em 18 de abril de 2023, às 20h00
Outras ações
Ao longo do mês de abril, diversos monumentos públicos foram iluminados em todo país. No Rio de Janeiro, a Petrobras, a Basílica Nossa Senhora da Penha, o Museu da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e a Fiocruz iluminaram seus edifícios aderindo à mobilização.
A sede do MPT-RJ também recebeu a iluminação especial.
No dia 11 de abril, o núcleo Regional da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat) promoveu uma audiência coletiva para levantar debates no âmbito dos projetos nacionais "Fortalecimento da Saúde do Trabalhador no SUS" e "Promoção da Regularidade das Notificações de Acidentes do Trabalho". O evento, realizado no auditório do edifício anexo do MPT-RJ, abordou temáticas como o processo de inspeção e fiscalização no ambiente laboral, a importância do sistema de notificação compulsória dos agravos à saúde relacionados com o trabalho, a responsabilidade multidisciplinar nos âmbitos municipal e estadual, entre outros.
A live inaugural do Ciclo de Debates Cejur/Estágio de 2023 também teve o tema “Meio ambiente do trabalho”. O evento, realizado no dia 20 de abril e transmitido ao vivo no canal MPT-RJ, no Youtube, contou com palestras do ministro do TST, Alberto Bastos Balazeiro; e do procurador do Trabalho e vice-coordenador da CODEMAT Nacional, Luciano Lima Leivas. A mediação foi realizada pela procuradora do Trabalho e coordenadora da CODEMAT Regional, Juliane Mombelli.
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial