Médicos residentes da UERJ vão auxiliar em investigações do MPT-RJ

Convênio entre as duas instituições foi firmado nesta quinta-feira (26/3) e vai contribuir com a formação dos novos profissionais

O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) e a Universidade do Estado (UERJ) firmaram convênio, nesta quinta-feira (26/3), para que médicos residentes da instituição de ensino contribuam com a atuação institucional da Procuradoria. Os novos profissionais vão atuar na Divisão de Perícias Médicas do MPT-RJ, auxiliando os procuradores nas investigações para garantir os direitos dos trabalhadores.

Por meio do acordo, a cada ano, dois médicos residentes da Universidade vão atuar no MPT-RJ, na análise documental dos procedimentos em curso no órgão, decorrentes de denúncias que envolvam a saúde e a segurança dos trabalhadores. Também vão elaborar pareceres técnicos e participar de audiências e inspeções in loco com os procuradores, para avaliar as reais condições de trabalho nos estabelecimentos investigados.

“Esse acordo vai repercutir de forma positiva na atuação dos procuradores e em investigações, no combate às práticas que colocam em risco a saúde do trabalhador. Perseguir um ambiente de trabalho saudável é uma das principais metas do MPT como órgão agente”, destacou a procuradora-chefe do MPT-RJ, Teresa Basteiro, após firmar o acordo, que também é assinado pelo reitor da UERJ Ricardo de Castro.

O trabalho será orientado pelos médicos especialistas em medicina do trabalho da Divisão de Perícias Médicas do MPT-RJ. Os residentes serão selecionados pela Universidade para atuar no órgão duas vezes por semana. Eles passarão por uma avaliação mensal a ser elaborada pelo MPT-RJ. Segundo a coordenadora do Programa de Residência em Medicina do Trabalho da UERJ, Nadia El Kadi, a parceria vai contribuir com a formação de novos profissionais especialistas em medicina do trabalho. “A vivência e o contato com as situações investigadas pelo MPT agrega valor à formação dos médicos”, destacou Nadia.

Para a chefe da Divisão de Perícias Médicas do MPT-RJ, Laís Augusta Santos, o convênio vai contribuir de forma significativa com a atividade pericial do órgão. “O residente que está estudando vai trazer para o MPT o que há de mais recente em termos de conhecimento técnico na área de medicina do trabalho”, destacou Simone Assalie, analista pericial em medicina do trabalho no MPT no Rio de Janeiro.

Ascom MPT-RJ
(21)3212-2121
(21)99423-7936
prt1.ascom@mpt.gov.br
www.prt1.mpt.gov.br

Tags: convênio com UERJ, UERJ, médicos residentes, perícias

Imprimir