Evento na Uerj debaterá assédio moral no trabalho nesta quinta-feira (10/9)
Procurador do MPT-RJ Wilson Prudente participará de mesa de debate sobre o assédio e a precarização das relações de trabalho
A Universidade Estadual do Rio de Janeiro recebe, nesta quinta-feira (10/9), o ciclo de palestras Assédio Moral no Trabalho e a Saúde dos Trabalhadores, promovido pelo Programa Espaço Saúde do Servidor (PESUERJ). Entre os convidados para debater o assédio e as relações de trabalho está o procurador do trabalho no Rio de Janeiro Wilson Prudente, que vê o assédio moral como uma das atitudes remanescentes na escravidão no Brasil Imperial.
Prudente participará da primeira mesa de debates do evento, às 9h20, quando falará sobre assédio moral e a precarização das relações de trabalho. Durante o debate, o procurador vai abordar os riscos para as relações de trabalho que serão gerados pelos projetos de lei que visam liberar a terceirização da atividade-fim, além de alertar para uma profunda mudança na relação empregador˗empregado, aumentando a vulnerabilidade do trabalhador e ampliando a falta de compromisso social de muitas empresas. "O trabalhador vulnerável fica sob risco de sofrer esse assédio. Os direitos humanos não estão sendo valorizados e isso precisa mudar", completou o procurador.
Além do procurador, participam do evento outros profissionais que desempenham um trabalho constante em busca da melhoria das condições trabalhistas dos profissionais, como Perciliana Rodrigues, coordenadora do Programa Espaço Saúde do Servidor (PESUERJ). Um problema pouco explorado, mas que vem crescendo nos ambientes de trabalho, o assédio moral e suas consequências para a saúde física e mental dos profissionais preocupam a coordenadora, que junto a médicos e trabalhadores da UERJ, deu início as atividades do PESUERJ, em 1997.
Segundo Perciliana, um dos principais objetivos da roda de debates é conscientizar os servidores sobre a importância de se denunciar casos de assédio. Para isso, uma rede de parcerias está sendo criada na universidade. "A partir de parcerias, como a que estamos fazendo com a Unirio, poderemos usar esses espaços de discussão para compor redes de trabalho, trocar experiências e levar essa preocupação com a saúde dos servidores a várias instituições", destacou a coordenadora.
Durante o evento, será apresentado o grupo “vencendo o assédio moral no trabalho” (VAMT), criado no Facebook. O grupo conta com a participação de trabalhadores que dividem suas experiências e buscam estratégias novas de combate ao assédio nas relações de trabalho. A ideia futura é que outros grupos sejam agregados, atingindo assim um maior público, tanto na capital quanto em outros municípios.
Serviço
Ciclo de debates “Assédio moral no trabalho e a saúde dos trabalhadores”
Gratuito e aberto ao público. Veja como participar.
Local: Universidade Estadual do Rio de Janeiro - rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã - Auditório 111, Bloco F – 11º andar
Data: quinta-feira, 10 de setembro
Horário: das 08:30 às 18:30
Clique para visualizar a programação.
Ascom MPT-RJ
(21)3212-2121
(21)99423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
www.prt1.mpt.gov.br
Tags: Wilson Prudente, UERJ, assédio moral