“Dia D” pela inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho será nesta sexta-feira (25/9)

Cerca de 600 pessoas são esperadas na mobilização no Rio de Janeiro, que contará com a participação do MPT-RJ

Nesta sexta-feira (25/9) será realizada a segunda edição do "Dia D", mobilização nacional para a contratação de pessoas com deficiência (PCD) e reabilitados. O evento, que vai ocorrer simultaneamente em todo o país, reúne em um mesmo espaço empresas que devem cumprir cotas de inclusão e trabalhadores com deficiência que pretendem se recolocar no mercado de trabalho.

No Rio de Janeiro, a programação começa às 9h30 no auditório do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAD), que fica na Avenida Presidente Vargas 1997, no Centro. Cerca de 600 pessoas devem participar da mobilização, entre pessoas com deficiência, reabilitados, empresários e autoridades. Representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ), do Ministério do Trabalho e Emprego e do Sistema Nacional do Emprego (Sine) participarão da mobilização, entre outras instituições.

Durante todo o dia haverá palestras sobre os desafios da inclusão social, reabilitação profissional e apresentação de dança. Também será abordado o uso da tecnologia assistiva - termo utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão.

“O objetivo da ação é abrir oportunidades e facilitar o acesso dos trabalhadores com deficiência às empresas”, explica a coordenadora do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado do Trabalho do MTE/RJ, a auditora fiscal Tatiana Barreto. A mobilização visa garantir o cumprimento da chamada Lei de Cotas (Lei 8.213/1991), a qual determina que toda empresa com 100 ou mais empregados reserve de 2% a 5% (dependendo do total de funcionários) das vagas para pessoas com deficiência.

Histórico — A ideia do "Dia D" partiu de experiências realizadas em Mato Grosso, em 2012, e na Bahia, em 2013, que apresentaram resultados positivos, em especial na mobilização e conscientização de empresas locais. Com o sucesso da mobilização, o MTE decidiu expandir, em 2014, a proposta a todos os executores do Sine, com as ações ocorrendo nas cinco regiões do País.

Estão envolvidos no “Dia D”, além do MTE, MPT, o Sine e secretarias de Trabalho, os Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Turismo, das Cidades, da Educação e da Previdência, além do Instituto Nacional do Seguro Social e da Secretaria de Direitos Humanos.

Serviço

Dia D

Local: Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAD)
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 1997 – Centro
Horário: das 9h30 às 16h

Clique aqui para ver a programação. 

Ascom MPT-RJ
(21)3212-2121
(21)99423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
www.prt1.mpt.gov.br

Tags: pessoas com deficiência, acessibilidade, Coordigualdade, PCD

Imprimir