Autoridades estudam criação de grupo para solucionar conflitos trabalhistas durante jogos Olímpicos

Objetivo é criar um canal de diálogo e articulação com a participação de diversos órgãos do RJ

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), Fabio Villela, participou, esta semana, de reunião para debater a criação de um grupo de trabalho, composto por diversos órgãos públicos e entidades sindicais, para acompanhar e solucionar conflitos trabalhistas, em razão dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016. A reunião foi realizada na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RJ) e contou com a participação de representantes do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), do Comitê Olímpico, entre outros órgãos municipais, estaduais e federais.

 Com a aproximação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que serão realizados de 5 a 21 de agosto e de 7 a 18 de setembro, respectivamente, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) identificou a necessidade de realizar parceria com o TRT/RJ, MPT, centrais sindicais e outros órgãos públicos, para assegurar a qualidade dos empregos que serão gerados em razão do evento, considerando que o Rio de Janeiro, cidade escolhida para sediar os jogos, representa um marco econômico, social e cultural para o país.

“A ideia é criar um canal de diálogo e articulação para pacificar esses conflitos com certa antecedência. Vamos acompanhar negociações coletivas que estejam enfrentando maior dificuldade para evitar greves, auxiliar na solução dos impasses”, afirmou Fabio Villela. O secretário especial do Trabalho, José Lopez Feijóo, ressaltou que a ideia principal do Grupo de Trabalho é articular soluções menos conflituosas para as questões trabalhistas que venham a surgir no período do evento. "Nesse momento é importante que cada órgão envolvido realize um mapeamento, observando o que cada um faria de forma isolada, mas para atuar em conjunto", justificou.

Durante a reunião, ficou acertado que os representantes farão sugestões ao Termo de Compromisso que devem ser apresentadas até o final desta semana. Após a elaboração do texto final, será marcada uma nova reunião para assinatura do documento, que irá efetivar a criação do Grupo de Trabalho.

Jogos Olímpicos - O evento reunirá cerca de 14.850 atletas de 206 países, que disputarão 834 provas em 32 locais de competição distribuídos em quatro regiões do Rio de Janeiro: Barra, Deodoro, Maracanã e Copacabana.

De acordo com estimativa da Embratur, a cidade deve receber durante os 29 dias de evento entre 250 a 350 mil turistas estrangeiros, além do público nacional.

Foram postos à venda sete milhões e meio de ingressos. Além do contingente de turistas, a cidade recepcionará os participantes da organização dos Jogos com 45 mil voluntários, oito mil funcionários e cerca de 85 mil outros envolvidos.

Ascom MPT-RJ com informações do TRT1
(21) 3212-2121
(21) 99423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
www.prt1.mpt.gov.br

Tags: Jogos Olímpicos, Olimpíadas, grupo de trabalho

Imprimir