MPT participa de evento de combate à corrupção nos esportes

Seminário, que reúne autoridades brasileiras e internacionais no Rio, visa combater irregularidades nas Olimpíadas que começam em agosto

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ), Fabio Villela, participou esta semana do 15º Programa Global de Combate à Corrupção, Crimes Financeiros e de Recuperação de Ativos, realizado no Rio de Janeiro. O evento, promovido pela Interpol, Polícia Federal e Comitê Olímpico Internacional, vai até sexta-feira (3/6), com o objetivo de debater estratégias de combate ao crime nos esportes.

 O Programa reúne autoridades brasileiras e internacionais, assim como órgãos de fiscalização, e está sendo realizado no Rio de Janeiro em razão da proximidade dos Jogos Olímpicos. “É uma importante troca de experiências entre todas as instituições que vão atuar no combate a eventuais irregularidades que podem ocorrer em grandes eventos como as Olimpíadas”, explica Fabio Villela, que participou do evento representando o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury.

O Ministério Público do Trabalho vem atuando na prevenção, monitoramento e combate a irregularidades trabalhistas que podem ocorrer em decorrência dos Jogos. Em maio do ano passado, por exemplo, o MPT-RJ emitiu nota recomendatória ao Comitê Rio 2016, orientando a organização a não permitir que crianças e adolescentes menores de 18 anos exerçam a atividade de gandula nos Jogos Olímpicos.

Atualmente, também estão em andamento no órgão inquéritos que apuram as responsabilidades trabalhistas pelos acidentes ocorridos nas obras relacionadas ao evento, que resultaram na morte de 11 operários, desde 2013. Durante o período dos jogos, o MPT-RJ também fará uma força tarefa para fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista nas áreas de realização dos jogos e locais de grande concentração de turistas. O objetivo será garantir as condições dignas de trabalho e combater irregularidades, como o trabalho infantil.

Ascom MPT-RJ
(21) 3212-2121
(21) 99423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
www.prt1.mpt.gov.br

Tags: Jogos Olímpicos, Olimpíadas, combate à corrupção, corrupção

Imprimir