MPT-RJ: Casa Futuro Agora reúne mais de 500 jovens para apresentação de projeto
Uma festa regada a poesia, música, passinho e filme. Mais de 500 jovens de 12 comunidades do Rio de Janeiro lotaram o teatro João Caetano para apresentação das ações realizadas pelo projeto Casa Futuro Agora. O evento, realizado nesta quarta-feira (05/10), ganhou o título #VemProFuturoAgora e foi apresentado pela cantora rapper Nega Gizza.
A primeira apresentação foi feita pelos jovens atendidos pela Casa Poema, com o projeto “Versos de Liberdade” da atriz Elisa Lucinda, que leva poesia a unidades de internação de adolescentes, desde 2013, como uma ponte para o emprego de jovens cumprindo medidas socioeducativas. Oito adolescentes subiram ao palco do teatro para declamar versos de poetas nacionais e estrangeiros, como Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Martha Medeiros e Florbela Espanca.
Confira fotos do evento
Depois foi a vez do youtuber Felipe Neto se apresentar e contar um pouco da sua trajetória de ator, apresentador e empresário. Felipe deixou uma mensagem positiva aos jovens: “Jamais desista do que você quer. Não deixe ninguém te desanimar. Acredite em você e faça o que tem vontade”.
A programação também contou com a apresentação de um filme produzido pelos jovens do curso de Audiovisual do Morro dos Prazeres e uma encenação montada por alunos do curso de Inglês, oferecido nas unidades do projeto. Ex-alunos do curso de Informática também falaram sobre as oportunidades conquistadas depois da conclusão das aulas.
O evento foi assistido por autoridades, gestores e parceiros do projeto. O procurador do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), João Batista Berthier, que intermediou a negociação dos recursos para realização do projeto ficou muito feliz e entusiasmado com o resultado apresentado.
A iniciativa é financiada com recursos oriundos de acordo entre a Cedae e o Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ), a partir de ação civil pública ajuizada pela instituição contra a empresa, e é coordenada em parceria entre a ONG RioSolidario e Casa Futuro Agora. O projeto é voltado para um público entre 12 e 17 anos, em situação de risco e vulnerabilidade social, nas comunidades de Campinho, Cordovil, Gardênia Azul, Manguariba, Sepetiba, Urucânia, Morro dos Prazeres, São João, São Carlos, e Novo Degase Ilha, Bangu e Penha.
O foco é na preparação para o mundo do trabalho e tem como meta alcançar 12.600 jovens até o final de 2017. Só em outubro, serão iniciadas 33 turmas de cursos em quatro áreas do conhecimento: Inglês, Cinema, Informática e Poesia. “O objetivo geral é qualificar e ampliar a visão dos jovens sobre o mundo do trabalho, falando, por exemplo, do mercado audiovisual. Damos ainda um conhecimento básico de Inglês. Apesar desses jovens já terem nascido na era da informática, avançamos. E as aulas de poesia agregam muito nos momentos das entrevistas de emprego, pois o jovem aprende a falar de si e de cabeça erguida”, explica a coordenadora Luiza Teixeira.
Dinâmica
As aulas de informática são oferecidas pela Rede de Desenvolvimento Humano – Redeh, em parceria com a Intel e Cisco. A Sequoia Foundation é responsável pelo curso de inglês English Works, com aulas presenciais e a distância. Já a Casa Poema, da atriz Elisa Lucinda, leva o projeto Versos de Liberdade para fortalecer e ajudar no relacionamento dos jovens por meio da poesia. Os alunos ainda participam de oficinas de produção de audiovisual e cineclubismo, promovidas pela Cidadela. O curso estimula a interação com a realidade e cultura dos jovens, com a produção de curtas nas próprias comunidades.
As salas estão localizadas em espaços cedidos pela Pastoral da Criança, Secretarias de Estado e associação de moradores. O projeto contempla ainda três unidades do Novo Degase, com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial