Museu do Amanhã recebe solenidade da Ordem do Mérito Judiciário do TRT/RJ

Localizado na remodelada Zona Portuária do Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã recebeu, na noite desta terça-feira (13/12), solenidade de aposição das comendas da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho 2016 do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ). Integraram a relação de agraciados deste ano 37 personalidades que se destacaram por suas atividades em prol da Justiça do Trabalho, em especial na Primeira Região, ou por relevantes serviços prestados à cultura jurídica.

Inaugurado em dezembro de 2015, o Museu do Amanhã foi utilizado pela primeira vez para a cerimônia. "Este ano nós optamos pelo Museu do Amanhã, por sua envergadura. Hoje é um dia especial para nós, pois, apesar da crise, estamos conseguindo realizar essa solenidade, que já é uma tradição no nosso Tribunal", assinalou a presidente do TRT/RJ e grã-mestre do Conselho da Ordem do Mérito Judiciário do Regional, desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos.

O evento contou mais uma vez com a participação da banda de música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, para execução do Hino Nacional, e de militares alabardeiros, responsáveis pela condução das medalhas até os seis desembargadores que fizeram a aposição das comendas: a presidente do TRT/RJ; a vice-presidente, Ana Maria Soares de Moraes; e os desembargadores José da Fonseca Martins Júnior, Fernando Antonio Zorzenon da Silva, Marcelo Antero de Carvalho e Antonio Cesar Coutinho Daiha, membros do Conselho da Ordem do Mérito.

A insígnia concedida pela Ordem é constituída de quatro graus: grão-colar, grã-cruz, grande-oficial e comendador. Cada um dos desembargadores responsáveis pela aposição das comendas condecorou um grupo de agraciados, organizado de acordo com o grau a eles destinado.

Leia, abaixo, alguns depoimentos dos agraciados sobre o recebimento da comenda:

Ministro do Tribunal Superior do Trabalho Guilherme Augusto Caputo Bastos, condecorado no grau grande oficial - "Minha vinda aqui é uma grande honra pessoal, que traz uma felicidade muito grande a mim e a minha família, e é também uma honra ao Tribunal Superior do Trabalho. Eu teria sessão amanhã cedo (quarta-feira) e os meus companheiros de Turma, por unanimidade, alteraram o horário de realização dessa sessão para que eu pudesse receber essa homenagem do TRT/RJ. Eu avalio que para as cortes trabalhistas, para o TST e para todos os regionais esse é um momento muito especial em que a gente se comunica com a sociedade e homenageia aquelas pessoas que efetivamente contribuem de forma direta ou indireta para o aprimoramento e o crescimento da Justiça do Trabalho".

Desembargador James Magno Araújo Farias, presidente do TRT da 16ª Região e presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), condecorado no grau grande oficial - "Além do estímulo pelo reconhecimento do trabalho, vejo também esse momento como uma oportunidade de articulação nacional e integração dos tribunais".Advogado Claudio Goulart de Souza, conselheiro da seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/RJ, condecorado no grau comendador - "Milito na Justiça do Trabalho há mais de 30 anos e tive o prazer de ser agraciado com essa comenda por indicação do desembargador Fernando Zorzenon, nosso futuro presidente".

Advogado Valmar Souza Paes, condecorado no grau comendador - "Estou inscrito na Ordem dos Advogados desde 1967 e, ao longo desses anos, militei junto à construção naval e junto aos armadores nacionais. Minha advocacia vai além das fronteiras, atuei em vários países, evidentemente vinculado a empresas brasileiras. É motivo de muito orgulho receber hoje o titulo de comendador".

Juíza do TRT/RJ Marcia Regina Leal Campos, condecorada no grau comendador - "Estou muito honrada com essa indicação, que significa um reconhecimento pela minha dedicação e atuação no Tribunal. É uma noite gloriosa".

Advogada Josefina Maria de Santana Dias, condecorada no grau comendador - "Estou extremamente honrada em comparecer ao Museu do Amanhã, que é uma das maravilhas do mundo, para receber a comenda desse magnífico Tribunal que respeito muito, pois advogo muito aqui".
Procuradora Regional do Trabalho Inês Pedrosa de Andrade Figueira, da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, condecorada no grau comendador - "Após 27 anos como procuradora regional do Trabalho, iniciando minha carreira em Fortaleza, passando por Belo Horizonte e chegando ao Rio de Janeiro, é muito bom ser homenageada com indicação do Tribunal onde eu labuto e estou toda semana".

Para ver mais fotos, acesse o álbum do TRT/RJ no Flickr, que está sendo atualizado ao longo desta quarta-feira (14/12).

SAIBA MAIS SOBRE A ORDEM DO MÉRITO JUDICIÁRIO

A Ordem do Mérito Judiciário do TRT/RJ possui, como membros natos, os desembargadores federais do Trabalho do TRT/RJ e o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, no grau grã-cruz. Além disso, integra a Ordem, também como membro nato, no grau comendador, o servidor do Tribunal que exerce a função de secretário do Tribunal Pleno.

Os cidadãos que foram agraciados com a medalha, em qualquer grau, passam a compor a Ordem do Mérito Judiciário em dois quadros distintos: o ordinário, que possui efetivo limitado e é composto pelos brasileiros natos ou naturalizados; e o especial, que é ilimitado e composto pelas personalidades agraciadas que passarem à inatividade ou concluírem seus mandatos, assim como os homenageados post mortem.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TRT/RJ

Imprimir