Campanha Abril Verde é destaque do programa Rio em Foco, da TV Alerj
A Procuradora do Trabalho, Cyntia Lopes, alertou a sociedade para importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.
Entre os países do mundo que mais registram acidentes no trabalho, o Brasil ocupa a 4° posição, segundo o ranking divulgado pela Previdência Social. “Toda atividade tem seu risco. A grande questão é que no Brasil o alto índice de acidentes pode demonstrar uma ineficácia das políticas de prevenção”, explicou a procuradora do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro, Cynthia Lopes. A procuradora Cynthia Lopes foi a entrevistada do programa Rio em Foco, de 23 de abril, na TV Alerj (canal 12 da NET).
No programa foram abordadas as iniciativas que estão sendo tomadas para alertar trabalhadores, profissionais de saúde, o meio jurídico e a sociedade como um todo para a importância do tema. Dentre elas, a campanha Abril Verde, que incentiva a promoção de ações educativas para minimizar esses incidentes e valorizar a saúde dos trabalhadores. A escolha do mês não foi por acaso. Em 2005, a Lei Federal 11.121 estipulou a data de 28 de abril como o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. No estado do Rio, a Lei Estadual 4.710/06 também determina a realização de ações sobre o tema na mesma semana.
Para reforçar a importância da data no estado, o presidente em exercício da Alerj, deputado André Ceciliano (PT) apresentou, em conjunto com o presidente da Comissão de Trabalho da Alerj, deputado Paulo Ramos (PDT), o projeto de lei 3.951/18, que aprimora a legislação estadual sobre o tema. A proposta inclui a realização de campanhas educativas nas escolas e de um Programa de Valorização da Vida do Trabalhador, com o objetivo de orientar e fiscalizar a adoção de medidas para a redução de acidentes. "São alterações necessárias para que a prevenção desse tipo de problema se inicie já nas escolas, para criar essa consciência desde cedo nos futuros trabalhadores", explica Ceciliano.
"A construção de ambientes saudáveis em diferentes áreas e profissões além de reduzir os riscos de acidentes do trabalho, também evita doenças como a depressão. A síndrome do pânico, por exemplo, leva ao absenteísmo e à baixa produtividade. Olhar para esses riscos também é importante em qualquer atividade”, finalizou a procuradora Cynthia Lopes.
O Rio em Foco tem reprises aos sábados, 17h, e aos domingos, 20h. Os programas ficam disponíveis no canal do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro no Youtube e no site do Rio em Foco: http://www.querodiscutiromeuestado.rj.gov.br/rioemfoco/rioemfoco-2018
Fonte: Rio em Foco - TV ALERJ