IPPES apresenta resultados iniciais do programa de prevenção de suicídio para agentes de segurança pública

Iniciativa é decorrente de acordos de cooperação técnica firmados pelo MPT-RJ e diversas instituições de segurança pública do estado

Na última quinta-feira (03/08), o Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES) apresentou ao Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) os resultados do trabalho técnico realizado entre os meses de outubro de 2022 e junho de 2023 no âmbito do Programa SegurançaQPrevine. A reunião de prestação de contas aconteceu na sede do MPT-RJ e contou com a presença da procuradora Regional do Trabalho Cynthia Lopes e da procuradora do Trabalho Samira Shaat, responsáveis pelo desenvolvimento do Programa de Assistência Ampla e Integrada à Saúde Mental e Valorização dos Agentes de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro.

Foram apresentados os dados, trabalhos e resultados colhidos mediante acesso às informações consolidadas das instituições parceiras do Programa: Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) e Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas).

De outubro de 2022 a junho de 2023, foram promovidas diversas atividades para os profissionais das instituições: rodas de conversa sobre o comportamento suicida na Segurança Pública, palestras de autocuidado e saúde mental, oficinas de Gestão Humanizada, entre outras. Em fevereiro foi realizado o 1º Encontro sobre saúde mental e autocuidado na segurança pública, que marcou oficialmente o início das ações do Programa SegurançaQPrevine, com público de 319 participantes.

Na reunião também foram apresentados os projetos e desafios para os próximos meses. A meta é consolidar as ações desenvolvidas de forma que o IPPES possa construir referenciais para a sua atuação nas demais regiões do estado.

Segurança QPrevine

O Programa é um dos produtos oferecidos pelo IPPES, uma das instituições com as quais o MPT-RJ firmou Termo de Cooperação Técnica, para desenvolver ações, juntamente com outras instituições parceiras, para o Programa de Assistência Ampla e Integrada à Saúde Mental e Valorização dos Agentes de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro.

Tem como objetivos centrais informar e formar agentes de prevenção do suicídio baseada em “nível de risco” e dar suporte técnico a rede de multiplicadores de prevenção do suicídio nas instituições de Segurança Pública. Ainda, envolve pesquisa de diagnóstico, levantamento de dados, formação, capacitação e treinamento.

As ações desenvolvidas são oficinas de autocuidado e da gestão humana para gestores, agentes internos e operacionais, destacando a importância da saúde mental na segurança pública, além do curso de formação de multiplicadores de prevenção ao suicídio. O objetivo final é que as instituições promovam ações próprias de prevenção ao suicídio.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial

Imprimir