Conheça os vencedores da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2023
Edição contou com a participação de 20 municípios e mais de 10 mil alunos de todo o estado
Na tarde de ontem (31/08), o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) promoveu uma cerimônia virtual para anunciar os vencedores da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2023. A edição contou com a adesão de 20 municípios do estado. Foram centenas de escolas participantes e de educadores diretamente envolvidos e mais de 10 mil alunos alcançados.
Participaram da abertura da cerimônia o procurador-chefe do MPT-RJ, João Batista Berthier; a coordenadora regional do Projeto MPT na Escola, procuradora Danielle Cramer; e a representante regional da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CODEMAT) e uma das responsáveis pelo eixo Segurança e Saúde nas Escolas, procuradora Regional do Trabalho Júnia Bonfante Raymundo.
Divididos em 3 grupos, conforme o grau de escolaridade, do 4º ao 9º ano do ensino fundamental, os estudantes concorreram em quatro categorias (Conto, Desenho, Música e Poesia) e abordaram os temas: Trabalho Infantil; Aprendizagem e Profissionalização do Adolescente; e Segurança e Saúde nas Escolas e no Trabalho.
Os trabalhos vencedores foram selecionados por uma comissão julgadora composta por voluntários: a procuradora Regional do MPT-RJ, Teresa Cristina D’Almeida Basteiro; a juíza do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), Lila Carolina Mota Pessoa Igrejas Lopes; a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPE-RJ), Patrícia Hauer Duncan; o defensor público da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPE/RJ), Rodrigo Azambuja Martins; a jovem aprendiz Rayza Eduarda Benedito Nunes; a desembargadora do TRT1, Alba Valéria Guedes Fernandes da Silva; a médica do Trabalho Maria Cristina Rodrigues Menezes; a auditora-fiscal do Trabalho, Ana Luiza Horcades; e a magistrada do Trabalho do TRT1, Luciana Gonçalves de Oliveira Pereira das Neves.
Todos os alunos e alunas vencedores, das três colocações de todas as categorias e grupos, receberão como prêmio um smartphone, e o respectivo professor orientador da tarefa um tablet. Também serão contemplados com um tablet os coordenadores locais de todos os municípios premiados hoje, seja em 1º, 2º ou 3º lugar.
A cerimônia completa está disponível no canal MPT-RJ, no Youtube.
Confira aqui todos os trabalhos vencedores de 2023.
Os trabalhos selecionados em primeiro lugar na etapa estadual nos grupos 1 e 2 serão inscritos pelo MPT-RJ na Etapa Nacional do prêmio, onde competirão com alunos de todo o país nas mesmas categorias e grupos. A divulgação dos vencedores nacionais do prêmio será feita até o dia 12 de outubro de 2023.
Ao final da cerimônia, foi realizado o sorteio de três smartphones entre as crianças e adolescentes que não saíram vencedores em nenhuma das categorias e grupos premiados.
MPT na escola
O MPT na escola é um projeto do MPT que visa promover ações de conscientização e sensibilização da comunidade escolar a respeito do tema trabalho infantil e do adolescente, visando com isso romper as barreiras culturais que aceitam, normalizam e muitas vezes até romantizam o ingresso precoce de crianças e adolescentes no mercado de trabalho de forma precária e desprotegida.
No Rio de Janeiro, a iniciativa também abrange o eixo Segurança e Saúde nas Escolas, que tem como escopo difundir conhecimento sobre saúde e segurança nas escolas e no trabalho a crianças e adolescentes, estimulando a prevenção através da educação.
Por sua vez, o Prêmio MPT na Escola consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos escolares resultantes das discussões em sala de aula a respeito do trabalho infantil, da profissionalização do adolescente e da segurança e saúde nas escolas produzidos por alunos e alunas das escolas públicas que participam do Projeto MPT na Escola.
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial