MPT-RJ promove aula inaugural do projeto Pretonomia
Iniciativa visa capacitar jovens pretos e pardos para atuarem na área da gastronomia
O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) promoveu ontem (19) a aula inaugural do projeto cultural e de capacitação “Pretonomia: formação profissional em Alimentos, Bebidas e Hospitalidade”. A iniciativa é uma realização do Bacharelado de Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o MPT-RJ e o hotel Hilton Rio de Janeiro Copacabana. Também conta com o apoio da Coordenadoria Regional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) e do Comitê de Diversidade do MPT-RJ.
O encontro presencial foi aberto pelo vice-procurador-chefe do MPT-RJ, Fabio Goulart Villela, pela procuradora Silvana Silva e pelo idealizador do projeto, professor Breno Cruz. Nessa primeira aula, os 20 alunos aprovados conheceram um pouco mais sobre a atuação do MPT e falaram sobre suas expectativas em relação ao curso.
A aluna Rozinete Oliveira, faz parte da Rede Ìyálodé, grupo de mulheres empreendedoras que se dedicam ao artesanato, e viu no curso uma oportunidade de buscar novas formas de atuar no mercado de trabalho: “Estar aqui escutando toda essa fala, vendo essa instituição dando esse apoio, me deixa cada dia mais emocionada, espero poder repercutir com vocês essas possibilidades que trazem pra gente e que todos possam aproveitar e amplificar esses resultados”.
O projeto tem o objetivo de capacitar jovens pretos e pardos para atuarem na área da gastronomia, com foco na culinária brasileira, evidenciando os ingredientes de diáspora que compõem as preparações e realçando a relevância dos insumos africanos.
"Fico muito feliz de fazer parte de um projeto que abranja as pessoas negras, que em muitas vezes estão em posição de vulnerabilidade social. Eu, por exemplo, não teria possibilidade de participar de um curso desse tamanho em parceria com Hilton e o Ministério Público do Trabalho e hoje estou aqui tendo a oportunidade de realizar esse sonho”, declarou outra aluna, Victoria Rocha, que espera que o projeto abra as portas do mercado de trabalho para todos os participantes.
O conteúdo programático do curso prevê uma formação multidisciplinar, com aulas expositivas, práticas e teóricas. São 19 módulos, com um total de 57 horas, em três eixos: Formação Cidadã, Gestão e Culinária. O curso vai até 5 de outubro e os alunos que obtiverem comparecimento mínimo de 75% nas aulas receberão certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ.
Confira as fotos do evento aqui: Aula inaugural do projeto Pretonomia
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial