Pretonomia ganha prêmio internacional e vai representar o Continente das Américas em concurso mundial de projetos de impacto social na hotelaria

Projeto de extensão do departamento de Gastronomia da UFRJ conta com o apoio do MPT-RJ e visa capacitar jovens pretos e pardos para atuarem na área da gastronomia

O recém criado projeto de extensão Pretonomia, idealizado pelo professor Breno Cruz, do departamento de Gastronomia da UFRJ, acaba de ser eleito o melhor projeto de impacto social da Rede Hilton de Hotéis nas Américas. Fruto da parceria da UFRJ com o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) e o Hilton Copacabana, o projeto foi escolhido para representar as Américas no concurso mundial da Hilton Global Foundation.

Pretonomia é um neologismo para evidenciar a força do povo preto na Gastronomia, considerando os elementos culturais e a diversidade dos insumos de África. O curso presencial de formação de 57 horas-aula é gratuito e foi estruturado a partir da atuação dos extensionistas do Pretonomia, do MPT-RJ e do Hilton Copacabana para 20 pessoas pretas periféricas da região metropolitana do Rio de Janeiro (RJ). O curso teve início dia 18 de setembro de 2023 e tem seu término no dia 05 do mês seguinte.

O criador do projeto, professor Breno Cruz, afirma que “ter essa chancela internacional mostra quão relevante é pretagonizar nosso povo na Gastronomia. Nosso projeto concorreu com mais de 5 mil hotéis nas Américas e o Pretonomia ficou a frente de projetos dos Estados Unidos, Canadá, México e outros países da América Latina. Nossa equipe extensionista está muito feliz com esse reconhecimento.”

Pretonomia é um exemplo prático de ação extensionista que evidencia a importância da articulação da universidade pública com o Estado e com o Mercado; ajudando também na execução de políticas públicas para grupos em situação de vulnerabilidade.

Acompanhe o projeto no Instagram.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial

 

Imprimir