MPT-RJ recebe visita do diretor do Centro Especializado contra Contrabando de Migrantes e Tráfico de Pessoas da Ameripol
Encontro teve o intuito de discutir estratégias para fortalecer a colaboração entre o CTT e o MPT
Nesta sexta-feira (06/09), a procuradora do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), Guadalupe Couto, recebeu a visita do Delegado da Polícia Federal e Diretor do Centro Especializado contra o Contrabando de Migrantes e Tráfico de Pessoas (CTT) da Comunidade de Polícias das Américas (Ameripol), Milton Fornazari Junior.
Durante o encontro, foram discutidas estratégias para fortalecer a colaboração entre o CTT e o MPT, com foco na identificação de oportunidades de cooperação e no intercâmbio de experiências no acolhimento de vítimas, em especial nos países do continente americano.
O CTT, um dos três centros especializados aprovados pelo conselho de diretores da Ameripol, será implementado pela Polícia Federal do Brasil no Rio de Janeiro. Esse centro surge como uma resposta à crescente ameaça do crime organizado transnacional, que afeta diversas jurisdições nacionais.
Suas atividades são fundamentadas no Tratado de Brasília, assinado em novembro de 2023, e no Convênio de Cooperação Policial Reforçada contra o crime organizado, além do próprio estatuto da Ameripol.
Nos centros especializados, serão reunidos policiais de diversas forças do continente americano e membros observadores, com o objetivo de estreitar a cooperação internacional, especialmente nas investigações voltadas contra organizações criminosas transnacionais.
A criação desse centro especializado visa garantir resultados expressivos na coordenação de ações destinadas a desarticular organizações criminosas que operam em múltiplos países. A iniciativa também busca assegurar maior segurança aos cidadãos, combatendo práticas como o contrabando de migrantes e o tráfico de pessoas.
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)