MPT-RJ participa de aula inaugural da terceira turma do Pretonomia
Projeto de extensão do departamento de Gastronomia da UFRJ visa capacitar jovens pretos, pardos e da periferia do Rio de Janeiro
Nesta segunda-feira (14/10), o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) participou da aula inaugural da terceira turma do curso Pretonomia. Realizado em parceria com o MPT-RJ e o hotel Rio Othon Palace, o projeto visa capacitar jovens pretos e pardos para atuarem na área da gastronomia, com foco na culinária brasileira.
O procurador-chefe do MPT-RJ, Fabio Goulart Villela, e a procuradora do Trabalho Fernanda Barbosa Diniz estiveram presentes na cerimônia de abertura, que ocorreu no hotel Rio Othon Palace. Na tarde do mesmo dia, a procuradora do Trabalho Elisiane Santos também compareceu e ministrou palestra sobre o que é o MPT-RJ para os novos alunos.
Na ocasião, o Pretonomia entregou ao MPT-RJ um certificado de reconhecimento pela atuação nas três edições do curso, em que destaca que a parceria foi fundamental para proporcionar a qualificação profissional em Gastronomia de 54 pessoas pretas e pardas, assim como para potencializar as vivências profissionais de 50 empreendedores e empreendedoras.
O Pretonomia é um curso de extensão do departamento de Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), direcionado à formação profissional em Alimentos, Bebidas e Hospitalidade, com ênfase na culinária e elementos culturais e identitários Afro-brasileiros.
As atividades da turma seguem até o dia 25 de outubro, para quando está previsto o encerramento do curso.