MPT-RJ participa do evento “DEGASE no G20: Para Além dos Muros’’
Encontro visa promover o diálogo sobre a socioeducação e destacar as iniciativas do departamento
O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), representado pela procuradora Dulce Martini Torzecki, esteve presente no evento "DEGASE no G20: Para Além dos Muros", realizado nesta quarta-feira (9/10) na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema.
Organizado pelo Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE), o encontro integra a programação pré-G20 do Governo do Estado do Rio de Janeiro e teve como objetivo fomentar o diálogo e a troca de experiências sobre a socioeducação, destacando as iniciativas desenvolvidas pelo departamento.
Entre os presentes no evento estavam o Diretor-Geral do DEGASE e Delegado de Polícia Federal, Victor Poubel; a embaixadora do programa ‘’Degase sem Discriminação’’ Selmina Sorriso; e o ginasta e campeão olímpico, Diego Hypolito.
A procuradora Dulce Torzecki participou da palestra "A importância do Programa Jovem Aprendiz para a Socioeducação: instrumento de autonomia, cidadania e inclusão social", onde abordou os impactos positivos do programa na vida dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, destacando o papel transformador para as famílias, instituições e a sociedade.
Também foram ministradas outras palestras relevantes, como "Robótica na Socioeducação: Educação e Tecnologia Transformando Vidas", que apresentou o projeto LEGO, mostrando a tecnologia como uma ferramenta de transformação para o futuro desses jovens. Já a palestra "De Mãos Dadas para Transformar" destacou a importância das parcerias interinstitucionais na criação de oportunidades concretas de mudança.
O evento contou, ainda, com a presença do diretor e de toda a equipe do documentário “É pra mudar, muleke - Uma vida no Degase.”, realizado junto ao Degase, os quais declararam que a realização do filme foi uma vivência única e muito tocante, e que não pretendem dar respostas, apenas alertar a sociedade da situação desses meninos e meninas. Confira o trailer aqui.
Além das discussões, o encontro proporcionou aos participantes, que incluíam familiares dos adolescentes, servidores do DEGASE e representantes de diversas instituições, a oportunidade de debater e colaborar em torno das possibilidades de contribuir para a transformação social desses jovens.
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)