Com apoio do MPT-RJ, Fiocruz realiza estudo para entender os efeitos da Covid-19 a longo prazo em trabalhadores offshore
Em parceria com o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está realizando uma pesquisa sobre a Covid-19 longa em trabalhadores offshore. O estudo faz parte do projeto Rede Trabalhadores & Covid-19 e visa entender os impactos da doença nesses trabalhadores, afetados principalmente por surtos em plataformas e refinarias.
Nesta etapa do Projeto, com o apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Macaé e do Sindicado dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro – NF), pesquisadores buscam trabalhadores no aeroporto de Macaé, para coletar amostras de sangue e urina para identificar comorbidades relacionada à condição pós-covid-19 bem como os impactos da doença em trabalhadores offshore.
“Em decorrência da pandemia da Covid 19, em trabalho conjunto, os parceiros - Ministério do Trabalho, ANP, Marinha do Brasil, IBAMA e ANVISA que desenvolvem o Projeto denominado Ouro Negro - puderam observar, com a inclusão das atividades do setor de óleo e gás como essenciais, a impossibilidade de os trabalhadores seguirem a mais básica das medidas de proteção coletiva: o isolamento social. Essa não observância, incorreu no agravamento dos riscos à saúde do trabalhador, em especial no trabalho offshore em plataformas de petróleo que se desenvolve em ambientes confinados de convivência, por longos períodos, gerando um aumento dos riscos psicossociais”, salienta a procuradora Junia Bonfante Raymundo.
O projeto é realizado com o financiamento do MPT-RJ, por meio de destinações de recursos de multas e acordos realizados pelas procuradoras Junia Bonfante Raymundo, Cirlene Zimmermann e Daniela Elbert. O estudo possibilita aquisição de conhecimento sobre a extensão e gravidade da condição de saúde pós-Covid 19 em trabalhadores offshore com vistas a subsidiar políticas públicas em vigilância em saúde, voltadas ao monitoramento e a assistência destes trabalhadores.
Saiba mais:
Observatório do impacto das doenças infecciosas no trabalho
Rede Trabalhadores & Covid-19 inicia estudo de coorte relacionado ao pós-COVID