Procuradores do MPT-RJ prestigiam a entrega da Medalha Tiradentes ao Sr. Orlandino dos Santos

Homenageado na ALERJ, o técnico de segurança do trabalho Orlandino dos Santos é reconhecido por sua dedicação e por inspirar a criação de leis sobre segurança e saúde nas escolas

No dia 05 de novembro, o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) esteve presente na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) para a cerimônia de entrega da Medalha Tiradentes, a maior honraria da casa legislativa, ao técnico de segurança do trabalho Orlandino dos Santos. Desde 1975, Orlandino tem se dedicado à conscientização sobre segurança no trabalho, especialmente em escolas, e é idealizador de iniciativas como a Lei Federal 12.645, que institui o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, em 10 de outubro.

Além da subprocuradora-geral do Trabalho Vitoria Sussekind, compareceram as procuradoras regionais do Trabalho Júnia Bonfante Raymundo e Cynthia Lopes, além da vice coordenadora nacional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat) e procuradora do MPT-RJ Juliane Mombelli e o procurador do Trabalho, Fábio Mobarak Iglessia, que acompanharam a celebração. Entre outras contribuições, Orlandino trabalhou para a criação de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) nas escolas e inspirou leis estaduais e municipais que promovem segurança e prevenção de acidentes no ambiente escolar.

Orlandino é também destaque da edição 61 da Revista MPT em Quadrinhos, sobre o tema “Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas,” do projeto "Segurança e Saúde nas Escolas: Educação Ambiental para o Futuro", vinculado à Codemat. Esse projeto visa promover uma cultura de prevenção e respeito, assegurando um ambiente seguro e saudável para alunos e profissionais da educação.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 2517-6539 • (21) 99423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br  | prt1.mpt.mp.br

Imprimir