Evento discute empregabilidade negra no Brasil
Em sua quinta edição, Afro Presença oferece capacitações e mural com mais de 10 mil vagas de emprego
Brasília (DF) – Começou nesta quarta-feira (6.11) o Afro Presença, evento online criado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) para promover oportunidades de emprego para jovens negros e para todas as mulheres. Em sua quinta edição, este ano são 155 participações nas 31 atividades – 23 mesas de debates, sete capacitações e uma roda de samba. Toda a programação é transmitida pelo YouTube, no canal TV MPT.
O procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, participou da mesa de abertura do Afro Presença e destacou a importância da inciativa para a promoção da diversidade racial nas empresas. “Os negros ainda estão sub representados nos espaços de poder e nas esferas de decisão. E quando olhamos para as mulheres negras, as disparidades se tornam ainda mais evidentes”, pontua.
Quem também esteve presente foi o diretor do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Vinícius Carvalho Pinheiro. Ele lembrou que o Brasil foi um dos últimos países do mundo a abolir a escravidão. “Temos uma dívida histórica com a população negra, que se reflete em várias esferas sociais, inclusive acesso ao trabalho”.
A coordenadora-geral do Afro Presença, procuradora do Trabalho Valdirene Assis, explicou um pouco sobre o conceito desta edição. “Este ano, o tema é igualdade de gênero e raça no trabalho. É importante que a gente perceba ao longo de todas as mesas, de todos os trabalhos que estão sendo apresentados que o esse foi o fio condutor”.
Mural de vagas – O evento segue até o dia 8 de novembro e conta com um mural de vagas de emprego. São mais de 10 mil vagas de estágio, trainee e cargos efetivos distribuídos em processos seletivos abertos em importantes empresas do país. Para se inscrever, é necessário acessar o site www.afropresença.com.br.
O Afro Presença é apoiado pelas empresas CIEE, 99jobs, Empodera, Empregue Afro, Companhia de Estágios, Gestão Kairós, IdBR, Interlub Group Brasil e Campos da Diversidade, além de outras organizações.
Fonte: MPT