Alunas de escolas de Magé e Bom Jesus de Itabapoana ficam em 2° e 3° lugar nas categorias “Desenho” e “Conto” da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2024
Premiação busca estimular debates sobre temas relativos aos direitos da criança e do adolescente em instituições públicas de ensino fundamental
Na última terça-feira (03/12), foram anunciados os vencedores nacionais do Prêmio MPT na Escola 2024. A iniciativa, promovida pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), reconhece os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunas e alunos das instituições públicas de ensino que participam do Projeto MPT na Escola em todo país nas categorias conto, desenho, música e poesia (veja a lista completa ao fim desta matéria).
Duas alunas de escolas do estado do Rio de Janeiro foram vencedoras da etapa nacional. A estudante Thaylla Reis Fernandes, da Escola Municipal Margarida Nery Portella, em Magé, ficou com o 2º lugar da categoria Desenho, com o trabalho “Um Mundo de Oportunidades”. Já a estudante Deusiléia Maria de Lima, da Escola Municipalizada Coronel Luiz Vieira, em Bom Jesus de Itabapoana, ficou em 3º lugar na categoria Conto, com o trabalho "Um longo Caminho Para o Futuro". Ambas concorreram pelo Grupo 2, composto por alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, que trataram do tema “Aprendizagem profissional/profissionalização de adolescentes”.
A solenidade virtual reuniu estudantes e profissionais de educação finalistas, que vibraram durante o anúncio dos resultados e demonstraram o mesmo engajamento visto na fase de elaboração dos trabalhos selecionados. Durante o evento, os representantes também se empenharam em fazer autodescrição, em sintonia com os princípios de acessibilidade adotados pelo MPT.
A mesa de abertura contou com a presença do procurador-geral do Trabalho (PGT), José de Lima Ramos Pereira; da coordenadora nacional da Coordinfância, Luísa Carvalho Rodrigues; da gerente do Projeto MPT na Escola, Cândice Gabriela Arosio; do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Evandro Valadão; do diretor do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Vinícius Carvalho Pinheiro; da secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho (FNPETI), Katerina Volcov; e da presidenta da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Adriana Augusta de Moura Souza.