Casa Poema e MPT-RJ realizam Recital de Poesia no Quilombo de Sobara
O evento acontecerá como forma de celebração do Projeto Sankofa.
Fruto da parceria entre Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) e Casa Poema, o projeto Sankofa realizará um recital de poesias na próxima quinta-feira, dia 30. O evento acontece às 15 horas no Quilombo Sobara, localizado no município de Araruama. A ideia é celebrar a oralidade ancestral que as atividades propostas pelo projeto visam resgatar, bem como utilizar a poesia para fortalecer a identidade da comunidade quilombola.
A palavra Sankofa é representada pela imagem de uma ave que curva a cabeça para trás em alusão ao passado, seu bem mais precioso. Etimologicamente, o termo que batizou o projeto encabeçado pela Casa Poema, significa, de forma simplificada, que a volta ao passado não deve ser encarada como um tabu, mas sim uma forma de (re)adquirir o conhecimento e a sabedoria no processo de transformação que conduz ao futuro.
A iniciativa busca o resgate memorialístico das manifestações culturais das etnias africanas e tem reforçado o papel pedagógico da Casa Poema em valorizar signos culturais que correm risco de desaparecimento.
O Projeto Sankofa tem como missão trabalhar o “fazer poético”, seja por meio de cursos, oficinas ou projetos sociais, na reconstrução dessas culturas ou mesmo no incentivo e valorização econômica desses locais fortemente vitimados pela crise sanitária da Covid-19.
As atividades têm a participação do MPT-RJ, por meio do Projeto Ação Integrada, um dos ‘braços’ da instituição na luta pela ampliação das oportunidades profissionais e contra as condições insalubres de trabalho e/ou análogas à escravidão.
O projeto propôs a criação de oficinas de poesia falada em duas comunidades quilombolas da Região dos Lagos: no Quilombo de Sobara e no Quilombo Maria Joaquina, que terá início em outubro.
Além dos fins pedagógicos e culturais, as oficinas também dão suporte técnico e financeiro para seus participantes. Os vinte alunos da turma, assim como ocorrerá no Quilombo de Maria Joaquina, vem recebendo assistência financeira.
Ação Integrada
O Projeto Ação Integrada é desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), e existe desde 2013 no Rio de Janeiro. As ações são desenvolvidas por meio de recursos de condenações trabalhistas por danos morais coletivo e de multas por descumprimento da legislação trabalhista. A ideia inicial do Projeto foi romper com o ciclo de pobreza de trabalhadores resgatados em situação análoga a de escravo. Esse rompimento se dá por meio de qualificação técnica. Durante os cursos de capacitação, os profissionais recebem acolhimento psicológico e remuneração de um salário mínimo, além de noções de cidadania para inserção no mercado de trabalho. Com o tempo, o Projeto passou a atender, também, trabalhadores de grupos vulneráveis e mais expostos a se tornarem vítimas de trabalho escravo e de tráfico de pessoas.
Durante a pandemia o Projeto visa, também, à geração de renda de grupos em situação de vulnerabilidade.
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj