MPT-RJ e IPPES lançam programa de prevenção de suicídio para agentes de segurança pública
Evento será terça-feira (28), na Cidade da Polícia
O número de suicídios de policiais civis e militares no Brasil cresceu 55% de 2020 para 2021, com 101 vítimas, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. No Rio de Janeiro, o aumento foi de 150% entre 2019 e 2021, de seis para 15 casos. Para promover a saúde mental e valorizar a vida desses profissionais, o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) e o Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES), em cooperação, implementam o Programa “Segurança QPrevine” como uma das etapas de um projeto maior, desenvolvido de forma integrada com instituições de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro e outros parceiros, como a PUC-Rio e o Hospital São Francisco de Assis na Providência Deus.
O lançamento da segunda etapa das ações será terça-feira (28), no 1º Encontro sobre Saúde Mental e Autocuidado na Segurança Pública, às 9h30, na Cidade da Polícia. O evento será transmitido ao vivo e ficará gravado no canal MPT-RJ, no Youtube.
O IPPES está implementando um programa com pesquisa de diagnóstico e formação na prevenção e posvenção de suicídio para agentes da Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) e Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), que já firmaram acordos de cooperação técnica com o MPT-RJ, articulador do Projeto de Assistência Ampla e Integrada à Saúde Mental e Valorização dos agentes de segurança pública. O Segurança QPrevine atua em três eixos: pesquisa e diagnóstico; construção de boletins baseados em levantamento de dados (com notificação de suicídios, tentativas de suicídio e homicídios seguidos de suicídios); treinamento, formação e apoio psicoterapêutico aos profissionais.
As ações desenvolvidas são oficinas de autocuidado e de gestão humana para gestores, agentes internos e operacionais, destacando a importância da saúde mental na segurança pública, além do curso de formação de multiplicadores de prevenção ao suicídio. O objetivo final é que as instituições, com mentoria do IPPES, aprimorem ações próprias de prevenção ao suicídio.
Pesquisa do Grupo de Estudo, Pesquisa e Prevenção ao Suicídio (Gepesp), vinculado ao Laboratório de Análise da Violência da Uerj, com 18.007 PMs, em 2014, mostrou que 3,6% já haviam tentado suicídio e outros 18% pensado em suicídio. Dos que tentaram, 88% relataram ter perdido um colega por suicídio. A arma de fogo é o meio mais usado.
“O Segurança QPrevine é uma conquista coletiva, a oportunidade de construirmos juntos uma nova linguagem na segurança pública: uma cultura de cuidado e respeito a esse profissional que arrisca a vida em nome da sociedade. O programa vai fornecer conhecimento e dar apoio psicoterapêutico ao agente”, explica a presidente do IPPES, Dayse Miranda, socióloga e doutora em Ciência Política.
“É como realizar um sonho: ver instituições de segurança pública integradas e participando efetivamente do segmento que envolve a saúde mental e a qualidade de vida dos agentes de segurança pública. É uma oportunidade para sensibilizarmos e habilitarmos o ambiente organizacional a receber as ações do Segurança QPrevine, que tem compromisso com a prevenção do adoecimento mental e com o autocuidado”, disse a coordenadora-geral do SegurançaQPrevine, Meire Cristine.
Para as procuradoras do Ministério Público do Trabalho Samira Shaat e Cynthia Lopes, “a expectativa é que o Encontro seja uma demonstração efetiva da integração do MPT, das Forças de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro e de diversos parceiros essenciais em prol do reconhecimento da importância e da implementação de medidas voltadas ao cuidado da saúde mental dos agentes de segurança pública, visando à melhoria da qualidade de vida e valorização destes profissionais”.
O evento terá a presença do vice procurador-chefe do MPT-RJ, Fabio Villela; do secretário de Estado da Polícia Civil, Fernando Albuquerque; da secretária de Estado de Administração Penitenciária, Maria Rosa Nebel; e do diretor Geral do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, Vitor Poubel; entre outras autoridades.
Serviço:
1º Encontro sobre Saúde Mental e Autocuidado na Segurança Pública
Data: 28 de fevereiro de 2023 (terça-feira)
Horário: de 9h30 as 12h
Local: Cidade da Polícia, Avenida Dom Hélder Câmara, 2066 - Maria da Graça
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj