MPT-RJ participa de Feira de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e Reabilitados do INSS
Circuito Dia D é uma iniciativa do Instituto Rede Incluir
Na última terça-feira, 20 de junho, o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) participou do “Circuito dia D - Feira de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e Reabilitados do INSS”. A iniciativa foi promovida pelo Instituto Rede Incluir, organização sem fins lucrativos, em parceria com o MPT-RJ, Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) e Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE).
O evento, realizado no prédio-sede do TRT/RJ, contou com nove empresas de vários segmentos que ofereceram oportunidades em diversas áreas. Foram mais de 300 vagas dedicadas exclusivamente a pessoas com deficiência e reabilitados Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O auditor fiscal do Ministério do Trabalho e coordenador do Programa de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e Reabilitados do INSS, Marcelo Freitas, fez a abertura oficial do evento. Representando o MPT-RJ, o procurador-chefe João Batista Berthier destacou a importância dessas ações: “É muito importante ver pessoas entrando em um tribunal por razões outras que não um processo, ou seja, um tribunal que está se propondo não só à jurisdição, mas a um papel de promover política pública. É fundamental que essa noção de política pública, de que, tomar providências hoje para um mundo melhor amanhã, perpasse por todas as projeções do Estado. Então o tribunal mostra, mais uma vez, o caminho certo, pioneiro e inovador, pois é muito importante ser aquele que quer contato com a sociedade e a acolhe.”.
Entenda
O Circuito Dia D tem o objetivo de viabilizar o ingresso de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho. Desempregado há 8 meses, Leandro Miguel, mudou de São Paulo para o Rio de Janeiro em busca de um emprego. Formado na área de tecnologia e pós-graduado em Engenharia de Software, considera o evento muito importante para tentar encontrar as pessoas certas e poder conseguir uma possibilidade de se inserir no mercado de trabalho novamente: “Sinto dificuldade em arrumar emprego porque sinto uma desconfiança na área do RH. Entrego meu currículo com graduação e pós-graduação, mas quando tento entrar no mercado de trabalho me sinto inferiorizado, então não me sinto muito bem, parece que não gostam do meu currículo. Tenho o objetivo de trabalhar na área de desenvolvimento de aplicativos e encontro muita dificuldade em relação a vagas de emprego para o meu perfil como surdo. Já trabalhei na área de tecnologia, tenho vontade de voltar para esse mercado, mas não querem uma pessoa deficiente para trabalhar nessa área.”.
Para o presidente do TRT/RJ, desembargador Cesar Marques Carvalho, a parceria com o MPT-RJ é de suma importância: “Estamos envolvidos e ligados à uma condição e um apoiando as pessoas deficientes, a presença do procurador Berthier é importante, o ministério público participa com a gente de muitos atos, participa de atos de apoio à população, porque a justiça do trabalho é uma justiça voltada para a sociedade, diretamente para o ser humano e nós estamos sempre em fase de modificação, em busca de evolução para melhor atender a todos.”.
A Feira de Empregabilidade ocorreu das 9:30 às 15h e teve a participação de mais de 350 pessoas. Para Antoniel Bastos, presidente do Instituto Rede Incluir, o Circuito Dia D, vem oferecendo cada vez mais oportunidades: “Nesta edição temos um mix de vagas, algumas são para médicos, nutricionistas, psicólogos, algumas empresas já estão contratando aqui direto. O nosso papel como Instituto Rede Incluir é encurtar o abismo, já que muitas empresas desconhecem o potencial da pessoa com deficiência e por desconhecer esse potencial criam-se barreiras que não deveriam existir.”.
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj