MPT-RJ e Guarda Municipal firmam acordo de cooperação técnica para promover saúde mental e qualidade de vida

O intuito é investir na saúde mental e qualidade de vida de guardas municipais e funcionários da GM-Rio

O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) firmou acordo de cooperação técnica com a Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), na última segunda-feira, (06/11). A assinatura ocorreu na sede da GM-Rio, em São Cristóvão.

O propósito deste acordo é buscar soluções conjuntas para questões significativas no campo do trabalho, saúde mental e qualidade de vida, tanto para os guardas municipais, quanto para os funcionários da GM-Rio. As ações contam com a colaboração do Instituto de
Pesquisa em Políticas Econômicas e Sociais (IPPES), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e do Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSFPD).

Dentre as ações delineadas no acordo, destacam-se a sensibilização dos gestores para a necessidade de criar e implementar uma política institucional de apoio à saúde mental dos integrantes da Guarda Municipal, com ênfase na prevenção. Além disso, prevê a capacitação dos funcionários da GM-Rio, visando à formação de agentes multiplicadores e a realização de um primeiro diagnóstico sobre a saúde mental dos agentes. Isso permitirá mapear o estado emocional, avaliar os problemas psicológicos e o risco de suicídio desses profissionais, classificando-os em categorias de baixo, médio e alto risco e providenciando o encaminhamento apropriado.

O procurador-chefe do MPT-RJ Fabio Goulart Villela explicou a atuação do órgão. "No MPT, atuamos também como facilitadores sociais, buscando estabelecer diálogo com diversos segmentos da sociedade que possam contribuir para essa importante causa, incluindo instituições públicas e privadas, bem como todas as corporações de segurança pública. Contamos com parceiros como a PUC, o IPPES, o Hospital São Francisco e muitos outros que podem somar esforços", informou.

Além do procurador-chefe, o acordo foi assinado pelas procuradoras do Trabalho, Cynthia Lopes e Samira Shaat, juntamente com o Comandante da corporação, inspetor geral José Ricardo Soares. A cerimônia contou com a presença de representantes de todas as instituições parceiras.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial

 

 

Imprimir