MPT-RJ, CIEE-RJ e Sindicato das Trabalhadoras Domésticas realizam curso de inclusão e formação de trabalhadoras domésticas
O curso “Trabalhadoras Somos” foca na formação social, cultural e profissional das participantes
No último sábado (31/08), aconteceu a aula inaugural do curso “Trabalhadora Somos”, promovido pelo Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola do Rio de Janeiro (CIEE-Rio) e o Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município do Rio de Janeiro.
O curso acontecerá aos sábados, com um total de 60 horas, metodologia participativa, abrangendo conteúdos de desenvolvimento pessoal, relações humanas, história do trabalho, inclusão digital, oficinas culturais, entre outros, voltado para a formação integral das alunas.
O projeto piloto contempla 20 participantes, que realizaram inscrição prévia, preenchendo os requisitos de ser trabalhadora doméstica, residir no Rio de Janeiro ou região metropolitana, rendimento inferior a 1,5 salário mínimo, e qualquer escolaridade. As alunas receberão ajuda de custo mensal, mentoria individual, além dos encontros semanais.
As entidades buscam contribuir para uma melhor inserção no mercado de trabalho e consciência sobre direitos, pelo fortalecimento das identidades individuais e coletivas das participantes, além de habilidades profissionais.
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)