Procuradora do Trabalho Guadalupe Couto é homenageada com a Ordem do Mérito Judiciário 2023 do TRT/RJ
Solenidade de outorga ocorreu no Palácio da Cidade, em Botafogo
A procuradora do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), Guadalupe Louro Turos Couto, foi condecorada com a comenda da Ordem do Mérito Judiciário 2023 do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), no grau Comendador. A honraria tem o objetivo de homenagear personalidades nacionais e estrangeiras que tenham se destacado por suas atividades em prol da Justiça do Trabalho ou prestado relevantes serviços à cultura jurídica, em especial ao Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região.
A solenidade de outorga da comenda ocoreu na última quarta-feira, 6 de dezembro, no Palácio da Cidade, em Botafogo, e contou com a presença do procurador João Batista Berthier, representando a chefia da Regional, além de familiares da homenageada. A comenda foi entregue pela desembargadora do Trabalho, Rosana Salim Villela Travesedo.
Natural de Florianópolis, Santa Catarina, Guadalupe Couto é formada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Escola do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, como também em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Escola de AMATRA da 12ª Região.
Antes de assumir o cargo de procuradora do Trabalho em 2001, trabalhou como analista processual do MPT em Santa Catarina, de 1999 a 2001. Atualmente, é coordenadora regional da Coordenadoria de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CONAETE) e gerente do Projeto Ação Integrada: Resgatando a Cidadania. A iniciativa foi reconhecida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo procurador-geral do Trabalho pela relevante atuação voltada ao acolhimento de vítimas da exploração do trabalho análogo ao de escravo.
“É uma honra e ao mesmo tempo uma alegria receber a medalha de Ordem do Mérito do Judiciário Trabalhista”, destacou Guadalupe sobre a homenagem. Também ressaltou a importância do trabalho realizado por toda equipe com a qual atua: “A condecoração é o resultado do trabalho conjunto e comprometido de todos os colegas do MPT e da Equipe Multiprofissional do Projeto Ação Integrada. Portanto, os louros são extensivos aos membros dessas duas primorosas equipes de trabalho.”.
Além da procuradora Guadalupe, 63 personalidades foram homenageadas na ocasião, entre elas o governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Bonfim de Castro e Silva; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Luiz José Dezena da Silva; e os deputados federais Marcelo André Cid Heráclito do Porto Queiroz, Marcos Paulo Barbosa Tavares e Washington Luiz Cardoso Siqueira.
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 2517-6539 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br | prt1.mpt.mp.br