MPT-RJ participa da inauguração do Gabinete de Comando de Operações Policiais

Programa conta com recursos provenientes de reversões do MPT-RJ

Na última segunda-feira, 21 de março, o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) participou da inauguração do Gabinete de Comando de Operações Policiais (G-COP). A cerimônia ocorreu na sede da Secretaria de Estado de Polícia Civil, no centro do Rio.

Representando o MPT-RJ, compareceram ao evento o procurador-chefe da instituição, João Batista Berthier Leite Soares; o vice procurador-chefe, Fábio Goulart Villela; e a procuradora do Trabalho, Guadalupe Turos Couto, que foi agraciada sendo condecorada como comendadora da Polícia Civil, com a “Medalha da Amizade”, por suas contribuições e atuação no combate à exploração ilegal do trabalho.

O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, esteve presente e foi o responsável pela inauguração do G-COP.

Por parte da Polícia Civil, estiveram na inauguração o Secretário de Estado de Polícia Civil, Allan Turnowski; a subsecretária de Gestão Administrativa, delegada Valéria Aragão Villela; o Subsecretário de Planejamento e Integração Operacional, Ronaldo de Oliveira da Silva; e o Subsecretário de Inteligência, Fernando Antônio Albuquerque.

O G-COP é definido como uma sala de monitoramento e gestão, que será ocupada pela cúpula da Secretaria de Estado de Polícia, e acompanhará imagens ao vivo das operações em curso, transmitidas por equipes terrestres e pela aeronave “Águia”. O espaço possui um “videowall”, com diversas telas, que vão receber imagens em tempo real pela Polícia Civil. Além de informações e reportagens que estarão sendo divulgadas sobre operações em andamento. O local também conta com uma central de monitoramento de redes sociais com o objetivo de captar, por meio de redes sociais, informações cruciais acerca de operações em tempo real.

O MPT-RJ é parceiro do projeto e foi um dos responsáveis por garantir recursos para a montagem da sala, que dispõe de estrutura e tecnologia de primeira linha. Parte do valor total da construção do G-COP foi custeado pelo MPT-RJ em razão de recursos adquiridos provenientes de reversões de condenações de multas trabalhistas.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

Imprimir