Terceirizados da UFRJ terão pagamento de salários regularizado nesta terça-feira

Em audiência no MPT-RJ, a empresa Qualitécnica garantiu o pagamento, o que deve normalizar as atividades na Universidade

Cerca de 1.200 funcionários que prestam serviço de limpeza na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) devem receber, nesta terça-feira (19/5), salários atrasados, que deveriam ter sido pagos até o quinto dia útil deste mês. O atraso no pagamento de funcionários terceirizados, das áreas de limpeza, vigilância e copa, levaram à paralisação das aulas na instituição, prejudicando milhares de alunos.

Em audiência realizada nesta segunda-feira (18/5) no Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro, a empresa Qualitécnica, responsável pelas contratações, garantiu que os salários referentes ao mês de abril serão depositados nas contas dos trabalhadores nesta terça-feira (19/5). Ainda de acordo com a empresa, o pagamento dos auxílios alimentação e transporte foi regularizado hoje, o que fez com que alguns dos trabalhadores retomassem o serviço.

“Com esses pagamentos esperamos que, a partir de amanhã, as atividades sejam normalizadas”, afirmou a pró-reitora da UFRJ, Araceli Ferreira, que participou da audiência juntamente com o reitor da Universidade, Carlos Levi, e outros representantes da instituição. A audiência foi conduzida pelos procuradores do trabalho Guadalupe Couto e Rodrigo Carelli.

O atraso no pagamento dos salários dos funcionários da Qualitécnica vem ocorrendo desde o final de 2014. A empresa argumenta que o atraso decorre do não pagamento, pela UFRJ, da integralidade dos valores devidos no contrato. De acordo com a UFRJ, a universidade fará, até o final desta semana, o repasse de R$ 107 mil à Qualitécnica referente a duas faturas em aberto, embora o prazo para o pagamento ainda esteja vigente, conforme estabelecido em contrato.

A pró-reitora da UFRJ ressaltou as dificuldades financeiras pelas quais a instituição vem passando. O último repasse feito pelo Ministério da Educação equivale a apenas 50% do orçamento líquido para pagar os serviços terceirizados. Para prevenir futuros problemas com o pagamento de trabalhadores, os representantes da instituição informaram, ainda, que estão incluindo nos novos editais de terceirização cláusulas prevendo o pagamento direto aos empregados, caso a empresa contratada não o faça.

Uma nova audiência será realizada no MPT-RJ na próxima quinta-feira (21/5) com a participação de representantes da Qualitécnica e da UFRJ para a adoção de medidas preventivas, no intuito de evitar que novos atrasos no pagamento de funcionários terceirizados ocorram.

Projebel - Durante a audiência, os representantes da UFRJ confirmaram a regularização dos repasses à Projebel Serviços Comércio, outra empresa prestadora de serviços à Universidade, conforme acordado em audiência realizada em março no MPT-RJ. De acordo com a instituição, há atualmente duas faturas em aberto, visto que a Projebel não apresentou os comprovantes de recolhimento previdenciário e de Fundo de Garantia dos trabalhadores. A Universidade se comprometeu a realizar os pagamentos assim que a empresa apresentar os comprovantes. Cerca de 300 trabalhadores da Projebel de limpeza, copa e vigilância atuam em dois hospitais universitários do Rio de Janeiro ligados à UFRJ.

Leia mais.

Ascom MPT-RJ
(21)3212-2121
(21)99423-7936
prt1.ascom@mpt.gov.br
www.prt1.mpt.gov.br

Tags: terceirizacao,, Ufrj, Qualitécnica

Imprimir