Procurador João Batista Berthier recebe 50ª homenagem como professor universitário

No último domingo (28), o procurador do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), João Batista Berthier, recebeu a placa de Patrono da turma de Direito 2023 - período noturno - da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Ao longo de sua carreira de 30 anos como professor universitário, essa foi a 50ª vez que uma turma de graduação em Direito homenageia o procurador João Berthier.

O procurador iniciou sua carreira de professor em 1993, na PUC-Rio e em 2003, passou a ser também professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sendo que, atualmente, segue ministrando aulas nas duas universidades acima referidas. Acrescente-se que, por breves períodos, João Berthier igualmente lecionou na Universidade Santa Úrsula (1999) e na Faculdade de Direito da Estácio de Sá (2002/2003).

No decorrer dos 30 anos de magistério, João Berthier foi homenageado como patrono 13 vezes (11 na PUC-Rio e 2 na UERJ), paraninfo 7 vezes (5 na PUC-Rio e 2 na UERJ) e professor homenageado 30 vezes (17 na PUC-Rio, 12 na UERJ e 1 na Estácio de Sá).     

João Berthier, entrevistado, disse "não me considero um acadêmico voltado para pesquisas e outras atividades universitárias, mas sim um procurador que também é professor, isto é, gosto mesmo das aulas na graduação em Direito e lá espero despertar o interesse pelo MPT. Fico feliz de ter, hoje, colegas de PRT 01 que, no passado, foram meus estudantes de graduação, como é o caso da Mayana Macedo e do Fernando Henrique para quem dei aulas na UERJ e da Samira que foi minha aluna na PUC-Rio. Chegar a uma quinquagésima turma de graduação que me homenageia, nesses 30 anos, é uma enorme honra."  

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 2517-6539 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br  | prt1.mpt.mp.br

Imprimir