Caminhos para uma Justiça reparatória: igualdade racial e trabalho digno à população afrodescendente

3ª Sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes - Evento paralelo

Evento online, transmitido pelo canal MPT-RJ, no Youtube - 17 de abril de 2024 - das 14h às 16h30

O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), por meio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), promove, em 17 de abril, das 14h às 16h30, o evento "Caminhos para uma Justiça Reparatória: Igualdade Racial e Trabalho Digno à População Afrodescendente", transmitido online pelo canal MPT-RJ, no Youtube.

A iniciativa se propõe a refletir caminhos para a concretude de uma Justiça reparatória – econômica, social e cultural – em resposta às violências e à precarização no trabalho historicamente vivenciadas pela população afrodescendente. Objetiva apresentar proposições para a garantia do trabalho decente, da igualdade racial e de gênero no trabalho como necessárias ao Desenvolvimento Sustentável e a Justiça Econômica Global.

O evento gratuito contará com quatro painéis, nos temas relacionados aos trabalhadores rurais, trabalhadoras domésticas, infâncias e juventudes negras e comunidades quilombolas, apresentados por renomados representantes de organizações coletivas, entidades, categorias profissionais, grupos e comunidades, com destacada e histórica luta pelo reconhecimento de direitos à população negra no Brasil. Confira a programação:

Trabalhadores rurais e violações de direitos geracionais - Felipe Estrela, da UFBA.

Advogado, Professor de Direito (UFBA/UNEB), Doutor em Direito, Estado e Constituição (UnB).

  • Trabalhadoras domésticas na estrutura do sistema capitalista - Maria Isabel Castro Costa, da FENATRAD.

Diretora do Sindomestico-MA, Secretária da mulher da FENATRAD, Membro do fórum de mulheres Maranhense, Militante do MNU (Movimento Negro Unificado) Movimento do levante feminista Nacional contra o feminicídio e trabalhadora doméstica aposentada.

  • Violações às infâncias negras e genocídio: trabalho infantil e políticas para a juventude negra - Débora Dias, da UNEAFRO.

26 anos, lésbica e Ekedi. Estuda ciências sociais na UNIFESP, onde integra o grupo de pesquisa Laroyê que pesquisa culturas infantis e pedagogias decoloniais, é militante e professora do Núcleo UNEafro Brasil na Fazenda da Juta. Integra o Coletiva Emana, movimento de mulheres em Sapopemba. É do conselho consultivo da Casa Sueli Carneiro.

  • Resistência quilombola, trabalho e reparação histórica - Bia Nunes, da ACQUILERJ.

Presidente da Associação Estadual das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro ( ACQUILERJ).

O evento é uma atividade paralela à terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, cujo tema este ano é “A Segunda Década Internacional para Pessoas de Descendência Africana: Enfrentando o Racismo Sistêmico, Justiça Reparatória e Desenvolvimento Sustentável”. A sessão presencial acontece de 16 a 19 de abril de 2024, no Palais des Nations do Escritório das Nações Unidas, em Genebra, Suíça. Os eventos paralelos são realizados virtualmente ou presencialmente e são de responsabilidade dos organizadores.

Haverá intérpretes de libras disponíveis para garantir acessibilidade a todos os participantes.

Serviço

3ª Sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes

Tema: Caminhos para uma Justiça Reparatória: Igualdade Racial e Trabalho Digno à População Afrodescendente

Data: 17 de abril de 2024

Horário: 14h às 16h30 (horário de Brasília/Brasil)

Transmissão: Canal MPT-RJ no Youtube

Realização: Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro - Centro de Estudos Jurídicos

Junte-se a nós nesta jornada crucial em direção a uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 2517-6539 • (21) 99423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br  | prt1.mpt.mp.br

Imprimir