MPT-RJ e TRT-RJ promovem Seminário Abril Verde

A iniciativa faz parte das ações da campanha Abril Verde

No dia 25 de abril, o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) e o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) promoveram o Seminário Abril Verde, cujo tema deste ano foi “Adoecimento também é acidente do trabalho. Conhecer para prevenir”. O evento ocorreu no auditório do TRT-1.

A iniciativa faz parte das ações da campanha Abril Verde e teve como objetivo fomentar reflexão sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, abordando causas, efeitos, medidas de prevenção e precaução, gerenciamento de riscos ocupacionais e impactos nas relações de trabalho.

O procurador-chefe do MPT-RJ, Fabio Goulart Villela, integrou a mesa de abertura do evento e destacou que as doenças ocupacionais também são consideradas acidente de trabalho. “Estamos vivenciando um grave problema no âmbito da saúde mental, como o burnout e o assédio em suas diversas modalidades que desencadeiam patologias específicas. Há setores econômicos específicos que causam muitos afastamentos de trabalhadores em razão das questões relacionadas à saúde mental”, concluiu o procurador.

Também compuseram a mesa a vice-coordenadora nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do MPT-RJ e procuradora do Trabalho, Juliane Mombelli; a coordenadora regional da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e procuradora do Trabalho do MPT-RJ, Luciene Rezende Vasconcelos; e o vice-presidente do TRT-1 e gestor de segundo grau do Programa Trabalho Seguro do TRT-1, o desembargador Roque Lucarelli Dattoli.

O Seminário teve prosseguimento com as palestras “A saúde do trabalhador no gerenciamento de riscos ocupacionais", conduzida pela auditora-fiscal do Trabalho, Ana Luiza Horcades; e “Síndrome de Burnout - aspectos gerais”, pelo médico do TRT-1, Marcos Dórea, fechando o 1° Painel.

Já na segunda parte do evento, o 2° Painel contou com as palestras “Conforto Térmico no Ambiente de Trabalho”, ministrada pela analista pericial em Engenharia de Segurança do Trabalho, Selma Saraiva da Costa Moreira; e “O sono na perspectiva da proteção individual e coletiva de trabalhadores”, pela médica do Trabalho Maria Christina Rodrigues Menezes. Também esteve à mesa a procuradora Regional do Trabalho do MPT-RJ, Luciene Rezende Vasconcelos, como a debatedora do segundo painel.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 2517-6539 • (21) 99423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br  | prt1.mpt.mp.br

Imprimir